terça-feira, 7 de junho de 2011

Análise Crítica: Implicações Educacionais S9

Nome: Paulo Vitor Firmino Berto
RA: 082466

A partir da idade média a instrução escolar acompanha a maior parte das pessoas em seu processo de aprendizagem. Assim é evidentente que essa instrução esteja intimamente ligada com o desenvolvimento cognitivo da pessoa.
Alguns estudiosos como Piaget defende que a maturidade psicológica acontece de forma natural, sendo assim o processo de aprendizagem não deve começar antes de um determinado nivel atingido.
Vygotsky vem críticar essa visão organicista. Vygotsky defende que o desenvolvimento da criança é um processo altamente complexo, e assim traz um conceito fundamental para essa análise, a separação em dois níveis de desenvolvimento infantil: o que a criança já pode fazer e o que ela poderá vir a fazer (seu potencial). Outro conceito já claramente contrário a Piaget é que a aprendizagem é a principal força que impulsiona o desenvolvimento cognitivo.
Outro estudioso Koffka já traz uma concepção dupla em que afirma que o desenvolvimento da criança baseia-se no amadurecimento psicológico e em sua aprendizagem.
Em meio a tantas concepções Vygotsky traz uma magnifica análise: “o ensino só e efetivo quando aponta para o caminho do desenvolvimento”. Nessa análise Vygotsky simpatizou com o conceito de Koffka destinguindo assim duas formas de desenvolvimento: desenvolvimento como amadurecimento e desenvolvimento como aprendizagem. E ainda destacou três aspectos fundamentais: o desenvolvimento cognitivo podia se basear tanto em processos de amadurecimento como na aprendizagem através do ensino; outra apecto é que essas duas formas são mutuamente interdependentes; por ultimo que a educação tem que ter um papel mais amplo no desenvolvimento infantil.
Sobre este ultimo aspecto Vygotsky diz que o ensino psicológico de diversos assuntos tem repercussões no desenvolvimento da criança trazendo a ela dominio de reflexão e controle de suas proprias funções.
Tamanha e importancia e responsabilidade da educação no sentido de mediar e proporcionar todo esse desenvolvimento na criança, Vygotsky traz então (apesar deste mesmo afirma que esta idéia não tenha se originado dele) uma ferramenta impressindivel para o ensino, a Zona de Desenvolvimento Proximal, conceituada por ele com a distância entre o seu desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial do indivíduo.
Cabe a nós futuros professores (educadores) sobre o reconhecimento dessa responsabilidade pedagógica, reconhecer a ZDP de nossos alunos, interfir nela e buscar avanços no desenvolvimento que não ocorreriam de forma espontânea como traz Oliveira (2000).
Para concluir Oliveira ainda nos alerta sobre o essencial papel do ensino escolar sobre o desenvolvimento psicológico dos individuos que vivem nas sociedades letradas. Ainda sobre esse papel, Oliveira nos traz a consciência que a escrita (liguagem) estende a potencialidade do ser humano para fora de seu corpo. Apresentando assim a escrita como ferramenta fundamental na educação.

BIBLIOGRAFIA:
- VAN DER VEER e VALSINER. Educação e Desenvolvimento. In: Vygotsky - uma síntese. Editora Loyola.
- OLIVEIRA, Marta koh. O pensamento de Vygotsky como fonte de reflexão sobre a educação. In: Caderno Cedes, ano XX, nº35, Junho/2000.

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