segunda-feira, 13 de junho de 2011

Análise Crítica- Implicações Educacionais

Faculdade de Educação- UNICAMP
Filipe Modesto 102304
Profª Heloisa
                Fazer o estudo que envolve a associação da prática com as teorias educacionais, de modo que uma ocorra confirmando a outra, é um trabalho árduo e diversas teorias foram publicadas procurando entender como se dá o desenvolvimento psicológico educacional dos indivíduos baseados em aspectos interacionistas, genéticos e ambientais. Este último é muito trabalhado pela teria de Vygotsky como determinante para o desenvolvimento do indivíduo.
                Decroly situa a criança (e faz-se o estudo da criança pois é essa a fase precursora do ser adulto e tem-se então, muitas características vitalícias adquiridas dessa fase da vida) como integrante de um meio, que é a sala de aula. A idéia de ambiente fica então localizada na sala de aula, o que é interessante, pois, pelo menos ao meu ver, para Vygotsky, o ambiente se limitava ao bairro, família etc. e a sala de aula sendo então apenas um encontro de diferentes realidades desses indivíduos singulares. É interessante como Decroly descreve a sala de aula como se fosse um ambiente paralelo e de importância para a criança, uma vez que é ela quem o constrói. Essa análise pode ser feita não apenas para a educação básica. Se pensarmos em uma sala de ensino médio, por exemplo, também temos alunos que no início do ano estão “nus”, sem um comportamento característico. A mesma sala, ao final do ano, está dividida em grupos e em “panelinhas”, ou seja, temos um ambiente que se constrói e é modificado única e exclusivamente pelos próprios alunos. Essa teoria explica muitas vezes a dependência que os alunos sentem da escola como ambiente de refúgio, e de coletivo. Pude perceber isso quando visitei uma escola da rede pública, no segundo semestre de 2010. Muitos alunos não sabem nem o porquê vão à escola e não encontram um motivo ligado às matérias, simplesmente vão para fugir do bairro, de algum familiar que não o compreende e na acredita nele. Penso que é tarefa do professor ao menos tentar aproveitar sua posição como pessoa que está intrinsecamente na sala de aula e fazer com que o ambiente tão prezado pelos alunos, seja também utilizado para plantar o interesse em uma Química, Física, Literatura, etc. que realmente tenha significado para eles. Caso contrário, temos os cenários atuais que representam muitas escolas, onde os alunos sentem repúdio por muitos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.