segunda-feira, 13 de junho de 2011

Análise Crítica - S9





Análise Crítica - S9

EL511 – Psicologia e Educação Prof.ª Dr ª Heloísa Matos Lins
Nome: Filipe Assis Couto RA: 081402

Um dos principais fatores que me chamou a atenção sobre a aplicação das teorias de Vygotsky na prática pedagógica foi a relação que ele estabelece entre aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Desse ponto de vista a escola deve, através do ensino, estimular o desenvolvimento cognitivo do aluno. Essa ideia é reforçada pelo conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, pois é nesse área, onde o estudante consegue completar tarefas com a ajuda de outros indivíduos mais capazes, é que deve ser feita a mediação.
Ainda dentro do conceito de zona de desenvolvimento proximal, acho interessante a concepção de Vygotsky de que o “tamanho” da ZDP seria mais importante do que o QI inicial de um estudante. Dessa forma, uma postura determinista do QI cai por terra, pois quando o aluno “percorre” o caminho de sua ZDP seu desenvolvimento cognitivo avança, e portanto seu QI tende a subir. Assim, o potencial de desenvolvimento do estudante passa a ter mais importância do que o estado de desenvolvimento em que ele já se encontra, e a escola, através do ensino, tem como objetivo estimular esse desenvolvimento no aluno.
Além disso, a importância da interação social na teoria de Vygotsky leva a uma reflexão sobre o trabalho em grupo dentro da sala de aula, pois de acordo com a perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento humano só é possível dentro de um contexto sócio cultural. Assim, a relação entre os indivíduos é fundamental. Isso também pode ser uma ajuda fundamental no caso de classes com algum desnível entre os estudantes, pois é possível formar grupos, e misturá-los de forma que alunos mais avançados em determinados conteúdos atuem dentro da zona de desenvolvimento proximal de seus colegas. Também a relação com a cultura também deve ser pensada com cuidado, pois acredito que seja importante a escola se preocupar em apresentar aspectos da cultura que os alunos dificilmente teriam contato apenas pelos meios familiares e pela mídia.
Por fim, considero muito relevante para a prática pedagógica a concepção defendida por Vygotsky e Wallon de que o desenvolvimento não deva ser pensado apenas pelo lado cognitivo, mas também por outros aspectos, como o moral e o afetivo, pois esses também são parte do desenvolvimento humano, que em contato com a cultura e o meio social evoluem para além de suas formas primitivas. Dessa forma, a escola e o educador devem levar em consideração esses aspectos no seu planejamento.

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