Separei em alguns tópicos as atividades práticas observadas pelo grupo arte imaginação e criatividade, e analisei com base nas teorias estudadas em aula.
Atividades -Práticas - Filipe
Postura Interacionista:
Alunos não sentam em fileiras. Alunos participam na elaboração das atividades.
Mediação:
Orientações sobre a atividade.
Uso da lousa para representar figuras rítmicas.
Uso de palavras para representar figuras rítmicas.
ZDP:
Professora para e auxilia os alunos nos trechos de maior dificuldade.
Moral:
Alunos são responsáveis pelos instrumentos.
Cartazes incentivando o consumo consciente.
Interação social:
Atividades feitas em conjunto. Alunos se auxiliam em alguns momentos.
Atividades de prática musical em conjunto, com partes diferentes.
Imaginação e criatividade:
Incentivo à improvisação.
Material para recorte e desenho no intervalo entre as aulas.
Participação dos alunos nos arranjos das peças.
Atividade Prática -Mayara
Postura Interacionista:
Clarinete: Professor busca fazer o aluno refletir sobre o erro
Percussão: Professor busca partir do conhecimento do aluno “Alguém sabe o que é o frevo?”
Trompete: não usa o termos “Não é assim”. Usa “Pode ser assim”
Teoria: Educação bancária, apesar de fazer perguntas aos alunos (professora critica o método)
Mediação:
Clarinete: Professor auxilia o aluno com palmas. Indica o motivo do erro.
Percussão: Professor pega na mão do aluno para mostrar a forma correta de segurar a baqueta. O professor diz que não se preocupa com o jeito certo do aluno segurar a baqueta, pois o aluno não teria “capacidades psíquicas” no momento, seria algo que ele desenvolveria depois. Utiliza imagens mentais e palavras como cão e gato para representar ritmos.
Trompete: Professor ensina os alunos por imitação.
Teoria: Aula pautada em “decoreba”
Sax: Aluno não consegue tocar, professor diz que a mão está errada e exemplifica para o aluno. Aluno posiciona a mão de maneira correta e consegue tocar depois de muita insistência do professor.
ZDP:
Percussão: Professor diz que “para tocar bem tem que tocar com gente melhor”. Alunos mais capazes auxiliavam os demais.
Trompete: O professor usou alguns termos que estavam fora do alcance das crianças
Interação Social:
Clarinete: Aluno ajuda o colega a desmontar o instrumento
Afetividade:
Clarinete: Professor incentiva. Procura não criar tensão no aluno em relação ao erro
Atividade Prática - Natália
Postura Interacionista:
Apostilas fornecidas pelo Estado devem ser seguidas à risca. Pouco espaço para o aluno emitir sua opinião
Mediação:
Professora dita as respostas
ZDP:
Uso rígido da apostila limita a possibilidade do professor de refletir sobre a ZDP.
Moral:
Diálogo entre professora e aluno.
Professora conversa sobre o comportamento dos alunos
Afetividade:
Boa relação entre professores e alunos. Alunos dizem que se comportam pois a professora abre espaço
para diálogo. Professora não grita com os alunos
Atividades práticas - Renata
Postura Interacionista:
Professor diz: “nem sempre forço os alunos a fazerem exatamente a proposta da aula, às vezes eles
estão criando algo tão legal que nem vale a pena cortar isso”.
Moral:
Fala da Professora: “Acho que vou começar a aparecer com um caderninho anotando os nomes de quem não participa, para contar para os pais. Não que a gente realmente conte, afinal, eles não precisam de tanta rigidez aqui. Mas se eles virem o caderninho, acho que já vão achar que a gente vai contar mesmo, então vão participar - Atitude que prioriza a heterônomia.
Escola pouco rígida, porém exige disciplina.
Sem gritos.
Interação Social:
Ambiente propício (muitos instrumentos espalhados, para os alunos utilizarem livremente), aulas em grupo
Afetividade:
Relação de respeito com o professor. Existe diálogo entre professor e aluno
Imaginação e criatividade:
Ambiente propício (muitos instrumentos espalhados, para os alunos utilizarem livremente),
Professora não segue rigidamente o esquema de aula, dá liberdade aos alunos para criarem e experimentarem.
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