Como não tivemos oportunidade de nos aprofundar muito em relação a Wallon durante o semestre e também não tivemos tempo para que a Fernanda apresentasse o que ela havia preparado por falta de tempo, postamos abaixo o esquema da apresentação que sintetiza pontos importante sobre o autor:
· As escolas ainda hoje, supõe que a maturação do aluno é critério necessário para a aprendizagem. Isso leva a subordinação do ensino aos níveis maturacionais.
· Por trás dos critérios e diagnósticos oficiais coexistem ainda os modelos e concepções mecanicistas e organicistas que guiam as pesquisas e os profissionais que lidam com essas questões.
· Essas teorias são simplificações e não dão conta da complexidade e subjetividade do real.
· Para Wallon, o papel do professor é o de organizador e mediador do grupo. É o de dar ao homem ferramentas para se tornar membro da humanidade, então deve estar atento aos diferentes papéis vivenciados para facilitar a participação de todos no grupo e evitar a fixação desses papéis. Ele é o mediador entre a cultura e o aluno. Isso ocorre por meio da seleção dos saberes e de sua transposição didática.
· O fundamento do trabalho do professor deve estar em seu respeito pelo aluno.
· O professor deve considerar o aluno uma pessoa completa, com afeto, cognição e movimento.
· E deve considerar também que é componente privilegiado do meio de seu aluno, e sua responsabilidade e tornar esse meio mais propício ao desenvolvimento.
Carla e Kelly
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