segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estratégias de Ensino e Aprendizagem - Matemática (Atividades Práticas)

Recordarei aqui de forma resumida (como sempre) como realizei as atividades práticas (como foi a visita às escolas e também falar um pouco sobre elas), quais questionários utilizei e as análises que pude fazer com os dados que coletei.


ESCOLAS VISITADAS
1. COTUCA
- escola localizada na região central da cidade (fácil acesso, várias linhas de ônibus atendem a região)
- professores selecionados (concurso público)
- alunos selecionados (vestibulinho)
2. Cursinho UNEAfro 
- escola sem prédio próprio, usa salas de aulas cedidas pela USF (longe da residência dos alunos que moram na periferia)
- professores voluntários (dão aulas de acordo com a disponibilidade e tem alta rotatividade)
- alunos carentes oriundos de diversas escolas, todas públicas e mal avaliadas pelos alunos


OBSERVAÇÕES: Um problema muito marcante do cursinho UNEAfro é a falta de motivação tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores. Os professores por serem voluntários muitas vezes deixam o cursinho em segundo plano, as aulas são algo que fazem quando sobra tempo. Isso acaba agravando o problema de motivação dos alunos que já estão desmotivados com as escolas regulares que freqüentam, precisam pegar 2 ônibus ou mais para chegar ao cursinho e quando chegam lá muitas vezes não encontram o professor. Considero esse problema muito grave, uma vez que a maioria dos alunos que freqüentam este cursinho vão lá atrás da motivação que eles não têm nas escolas.


QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS
P1: O que o professor representa para você? (palavra ou frase)
P2: Você gosta de matemática?
P3: Que estratégias você usa para aprender matemática?
P4: O que você acha que o professor poderia fazer para contribuir mais com seu aprendizado?
P5: Quais são suas facilidades/ dificuldades em matemática?


QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES
P1: Quais estratégias você utiliza para ensinar Matemática?
P2: Você sempre usou essas estratégias ou utilizou outras e foi adaptando até chegar na atual?
P3: Você já conversou com os alunos para buscar novas alternativas para estratégias de ensino/aprendizagem?


REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS
Para realização das atividades práticas fui até as escolas e na UNEAfro pedi para falar com os alunos no começo da aula para explicar a eles o que era o questionário, pedi para que respondessem e me devolvessem no final da aula. No COTUCA, como fui no horário do intervalo, pedi para que os alunos que estavam próximos a cantina respondessem e me devolvessem quando terminassem. Preferi não entrevistá-los para deixá-los mais a vontade para responder o que realmente pensam.


ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS
De forma geral, os alunos têm uma boa imagem do professor e acreditam que ele pode ajudar na aprendizagem. Além disso, foi muito presente a questão da motivação e da afetividade nas respostas dos alunos quando questionados sobre o que o professor poderia fazer para contribuir mais com o aprendizado. Percebi que as estratégias de aprendizagem usadas por alunos que gostam de matemática é diferente das estratégias usadas pelos alunos que não gostam: os alunos que gostam preferem praticar o que aprenderam fazendo exercícios e os que não gostam buscam dicas para memorizar esquemas de resoluções. Acho essa informação importante para os professores, pois nossa estratégia de ensino deve levar em consideração as estratégias de aprendizagem dos alunos.


ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES
Apenas 1 professor respondeu o questionário, mas analisando também as respostas dos outros professores entrevistados pelo grupo pude perceber que a maioria dos professores conhecem boas estratégias de ensino e sabem o que esperamos deles pois obtivemos boas respostas,mas como entrevistamos professores que conhecemos e que já nos deram aula, sabemos que muitas das respostas não são coerentes com a realidade então parece que muitos têm dificuldade de colocar em prática estas estratégias. Uma sugestão que faria aos professores neste caso é conversar com os alunos para tentar resolver este problema.

Carla Renata Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.