quinta-feira, 9 de junho de 2011

Organização do ambiente de ensino-aprendizagem

Também conversamos na aula sobre a forma como Edmir Perrotti (da ECA - USP) colaborou na reformulação da ideia arquitetônica da biblioteca, entre outras contribuições, de modo a favorecer o contato dos pequenos com a leitura. Discutíamos como a "arquitetura" do ambiente pode torná-lo favorável ou não à apropriação e criação do gosto pelo aprendiz!
Para quem quiser saber um pouco mais, acesse:


http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/biblioteca-nao-deposito-livros-423601.shtml


Leia trecho da entrevista:


[sobre a biblioteca ideal]:
É aquela que possui todo tipo de recurso informacional, do papel ao equipamento eletrônico. O espaço é construído especialmente para sua finalidade e de acordo com quem vai usar. Se o público majoritário é infantil, a disposição dos móveis e do acervo deve permitir que a criança se mova com autonomia. É preciso ser um local acolhedor, mas que empurre rumo à aventura, porque conhecer é sempre se deslocar. 


Fica aí a dica para todas as áreas de ensino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.