domingo, 12 de junho de 2011

Postagem do Grupo: Análise dos Dados

ANÁLISE DOS DADOS

Recolhemos dados para a pesquisa do nosso grupo apresentando, de forma escrita, as seguintes perguntas aos alunos:

1) Escreva uma metáfora ou uma palavra que sintetize a idéia de professor(a).

2) Narre uma experiência positiva e uma negativa que você teve com seus professores (não precisa citar nomes).

3) Faça uma recomendação para a minha prática docente. (Escreva algumas considerações sobre aquilo que você considera importante para um bom professor(a)).

A questão 1 está no plano do significado de professor, e as questões 2 e 3 no plano do sentido. Já a questão 2 traz a noção de vivência (elemento do meio interpretado pelo aluno) e mostra a representação que o aluno adquire do professor através dessa vivência, do que ele é ou representa nela. Por último, a questão 3 traz a noção da elaboração ou construção da representação que o aluno possui do ideal de professor, daquilo que ele deveria ser ou representar (aspectos cognitivos, afetivos, volitivos, constitutivos da subjetividade). Uma vez apresentadas as perguntas que fizemos aos alunos, passemos à análise das respostas que eles deram.

RESPOSTAS À QUESTÃO 1:

De modo geral, essas respostas se limitam ao significado da palavra professor da maneira como ele apareceria em um dicionário. Elas podem ser divididas em três grupos principais:

Grupo (A): Noção técnica de professor: professor como aquele que passa/ensina o conhecimento/sabedoria. Exemplos:

“Aprendizagem.”

“Conhecimento.”

“Sabedoria.”

“Ensinar, ser corajoso e orientar”

“Ele quer passar o que sabe e todo conhecimento.”

“Na minha opinião um professor, quer passar o conhecimento para os alunos, para que ele aprenda aprenda mais e mais, o professor da aula para ensinar o que sabe.”

Grupo (B): Noção de professor associada a um causa ou finalidade maior: cidadania, educação. Exemplos

“Professor é uma luz que ilumina a vida de seus alunos, direciona para que se tornem bons cidadãos.”

“Uma pessoa que ajuda a educação.”

Grupo (C): Noção associada à relação de afeto ou desafeto entre professor e aluno. Exemplos:

“Professor um sábio e amigo.”

“Carinho.”

“Ela dura como uma pedra.”

“Ele é estúpido como um cachorro.”

RESPOSTAS À QUESTÃO 2:

De modo geral, o foco da avaliação da qualidade das experiências com o professor está mais na relação (geralmente afetiva) entre o professor e o(s) aluno(s) do que na prática/técnica pedagógica desse professor. Portanto, além de dividir as experiências positivas das negativas, podemos dividir também essas respostas em dois grupos, (A) e (B):

Experiências positivas:

Grupo (A): Aquelas que se focam na relação professor-aluno (relação afetiva, ética e de poder). Exemplos:

“Uma professora me defendeu da sala inteira na 5a série, pois eles me tratavam mal por ser diferente. O nome dela é Helena, me lembro até hoje.”

“Experiência boa: uma vez tive uma briga com uma colega de classe e não só um professor mas muitos outros nos incentivavam a retomar nossa amizade, eu voltei a ser amiga dela e vejo que valeu muito a pena.”

A positiva foi que uma professora me chamou de canto para falar que ia me ajudar dando aula particularmente.”

“Gosto quando um professor explique bem e se interage com os alunos.”

Grupo (B): Aquelas que se focam na prática pedagógica do professor (sua preparação técnica). Exemplos:

Repercussão dentro da sala de aula:

“Onde o professor entra na sala com intuito de ensinar e tirar dúvidas existentes.”

“(Positiva): ensina quantas vezes for necessário de modo que esclareça as dúvidas.”

“É o entendimento que tenho com os professores.”

Repercussão para além da sala de aula:

“Pedi ajuda a uma professora para uma prova de seleção para um cursinho e recebi ajuda mais que eu esperava e consegui passar, foi bom esse incentivo a parte”.

A positiva foi que uma professora me chamou de canto para falar que ia me ajudar dando aula particularmente.

Experiências negativas:

Grupo (A): Com foco na relação professor-aluno. Exemplos:

Exposição do aluno (por questões educacionais e não educacionais):

“Uma vez pedi a uma professora de história para ir ao banheiro pois pensei que havia menstruado, ela pensou que era minha primeira vez e falou alto para todos ouvirem. Isso foi muito constrangedor mesmo que não era a primeira vez ela não deveria ter feito isso.”

“Português que o professor catou piolho na minha cabeça na frente de todo mundo e ainda com 2 lapis, com nojo. Só isso mesmo.”

Crítica à capacidade técnica do professor:

“O professor não ensina direito, ensina uma única vez e pasa vários exercícios.”

A professora explica corrido espera que todos entendam, mas quando alguém fala que não entendeu ou não sabe ela reclama.

Punição ou acusação injusta (relação de poder):

“Quando um prof não ouviu os dois lados da história e fui expulso da clase.”

“Fui acusada por algo que não fiz”;

Agressão verbal ou física:

“E o negativo foi que a professora mandou nois alunos tomar naquele lugar.”

“Discuti com um professor por um assunto da matéria que eu havia estudado, e ele insistiu em dizer que eu estava errada, descutimos nos agredimos verbalmente e fisicamente e depois ele me pediu desculpas, mas já era tarde, foi muito desagradável”.

Discussão (crítica do aluno à burocracia);

“Por falta eu discuti com a professora.”

Grupo (B): Com foco na prática pedagógica ou preparação técnica. Exemplos:

“O professor não ensina direito, ensina uma única vez e passa vários exercícios.”

“A professora explica corrido espera que todos entendam, mas quando alguém fala que não entendeu ou não sabe ela reclama.”

“Professora pergunta se alguem não entendeu e passa vários exercícios, não dá pra faer o dever se não foi explicado.”

RESPOSTAS À QUESTÃO 3:

De modo geral: as principais propriedades que qualificam um professor como bom dizem respeito à sua relação com o(s) aluno(s) e à sua preparação técnica. Portanto, essas respostas podem ser divididas em dois grupos.

Grupo (A): O professor ideal possui uma boa relação com o aluno com o aluno do ponto de vista afetivo e ético. Recomenda-se ser amigo, ter paciência, ser divertido/legal, sorrir mais, não faltar. Exemplos:

“Na medida do possível, seja amiga de seus alunos.”

“Ser amigo do aluno, divertido, sempre atender as dificuldade dos alunos.”

“Ter uma boa ética com os alunos.”

“Seja mais legal, alegre nunca dar as aulas tão sérios, sempre sorrindo.”

“Acho que um bom professor é aquele que acima de tudo é amigo dos alunos.”

“Insista, acredite no interesse e na capacidade de seus futuros alunos, e na boa nem todo 'fundão' são os tranqueiras, desinteressados.”

Grupo (B): O professor ideal possui uma boa preparação pedagógica. Recomenda-se ter um bom modo de ensino, ter competência de liderança/autoridade, domínio da matéria, capacidade de mediar. Exemplos:

“Tem que ser um professor legal, e que as vezes da aulas com dinamicas para que os alunos se interessem mais com o conteúdo passado. Tinha um professor que dava aula com dinamicas e os alunos se empolgavam para fazer a atividade passada.”

“Que saiba ensinar e que acima de tudo goste e saiba dar aula, pois há professor que não tem vocação para a profissão.”

“Impor ordem e dar uma aula escrita e dialogar para melhor entendimento.”

“Um bom professor é aquele que entende sobre sua matéria, que entre na sala de aula, e faça-nos entender”;

“Se quando você passar uma atvidade e você perguntar pra sala se todo mundo entendeu e todos falarem sim, mas mesmo assim você ver que eles não entenderam explique de novo e mas detalhado, de forma que todos possam entender”.

“Ajudar o aluno, não faltar, e ter uma boa formação.”

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