sábado, 25 de junho de 2011

S9 - Atrasado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL511 – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROFª DRª HELOÍSA DE MATOS LINS
ALUNA: Gustavo Zani                      
RA: 081568


Os textos da semana 9 nos direcionam para uma reflexão sobre as implicações educacionais, se baseando nas idéias de Wallon e Vygotsky. As discussões em aula e as leituras me fazem crer que mesmo que de forma indireta eu já utilizava idéias semelhantes as expostas e que posso explorá-las de formas mais efetivas
Para Wallon o ensino deve ser dividido em níveis de desenvolvimento, tendo formas diferentes de lidar com estes diferentes níveis porém dando a mesma importância para atividades motoras quanto para as de raciocínio. Com meus alunos evito usar apenas exemplos ou atividades exclusivamente mentais para exercitá-los, preferindo vê-los interagir com situações diferente, estimulando a vivencia dos movimentos e a aplicação destes em seus movimentos.
A idéia mais marcante que li no texto sobre Wallon é a que coloca a cultura do individuo como facilitador para o ensino. Como foi citado em sala, é mais fácil alfabetizar as pessoas do meio rural utilizando palavras do seu dia a dia do que usar itens da cidade dos quais eles nunca tiveram contato diretamente. O professor acaba sendo o mediador do aprendizado. O individuo não é ignorante apenas por que está no papel do aluno. Ambos os participantes do processo escolar tem seus conhecimentos e que podem ensinar de forma indireta. O professor não é a verdade absoluta e sim o mediador entre as pessoas e a aprendizagem, sendo a escola o ambiente comum para ambos e para todas as trocas.
Já para Vigotsky existe uma ligação muito forte entre desenvolvimento e aprendizado, baseando-se em ZONAS DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (intervalo entre o conhecimento atual do aluno e o nível que ele pode atingir por meio de mediação). Essa mediação é considerada essencial, pois sem ela os alunos não avançariam. Também há a participação dos aspectos culturais nesse aprendizado, relacionado principalmente as questões psicológicas (ambiente propicio, conteúdos que são familiares, etc).
Porém existe na teoria de Vigotsky algo que merece destaque e que considero interessantíssimo em um processo de aprendizagem: a participação de outros membros do grupo.  Foram muitas vezes que por mais que eu tentasse explicar algum conteúdo aos meus alunos eles ainda tinham certa dificuldade em entender mas ao conversarem entre si o resultado era atingido. Isso ocorre devido a facilidade deles em se comunicar de forma muito mais efetiva uns com os outros do que comigo. É uma questão não só de qual Zona de desenvolvimento proximal o individuo está mas sim de afinidade e identificação para com o problema proposto ao grupo.
Os dois autores me fazem concluir que para a aprendizagem do aluno é importantíssima a intervenção do professor mas estes não devem ser a única forma de transmissão de informação. Deve haver a troca entre os membros do grupo e principalmente a inserção de elementos do cotidiano dos alunos , servindo de facilitadores para a aprendizagem.


ALMEIDA, L. R.; Henri Wallon Psicologia e Educação. Editora: Loyola

KOHL, Marta. O pensamento de Vygotsky como fonte de reflexão sobre educação in  Caderno Cedes/35.

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