Também por falta de tempo, não conseguimos mostrar partes do filme que gostariamos de apresentar para a sala. Deixamos então a sugestão para quem tiver interesse: Assistam os filmes "A VOZ DO CORAÇÃO" e "ESCRITORES DA LIBERDADE".
Carla e Kelly
Espaço de discussão da turma EL 511I - Psicologia e Educação (licenciaturas) da Faculdade de Educação da UNICAMP (1o. semestre/2011)
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Um pouco sobre Wallon
Como não tivemos oportunidade de nos aprofundar muito em relação a Wallon durante o semestre e também não tivemos tempo para que a Fernanda apresentasse o que ela havia preparado por falta de tempo, postamos abaixo o esquema da apresentação que sintetiza pontos importante sobre o autor:
· As escolas ainda hoje, supõe que a maturação do aluno é critério necessário para a aprendizagem. Isso leva a subordinação do ensino aos níveis maturacionais.
· Por trás dos critérios e diagnósticos oficiais coexistem ainda os modelos e concepções mecanicistas e organicistas que guiam as pesquisas e os profissionais que lidam com essas questões.
· Essas teorias são simplificações e não dão conta da complexidade e subjetividade do real.
· Para Wallon, o papel do professor é o de organizador e mediador do grupo. É o de dar ao homem ferramentas para se tornar membro da humanidade, então deve estar atento aos diferentes papéis vivenciados para facilitar a participação de todos no grupo e evitar a fixação desses papéis. Ele é o mediador entre a cultura e o aluno. Isso ocorre por meio da seleção dos saberes e de sua transposição didática.
· O fundamento do trabalho do professor deve estar em seu respeito pelo aluno.
· O professor deve considerar o aluno uma pessoa completa, com afeto, cognição e movimento.
· E deve considerar também que é componente privilegiado do meio de seu aluno, e sua responsabilidade e tornar esse meio mais propício ao desenvolvimento.
Carla e Kelly
Para rir e refletir
Olá pessoal,
Colocamos aqui no blog as tirinhas que apresentamos durante nosso seminário.
Elas retraram a situação do ensino público e algumas idéias que discutimos durante nossa apresentação.
Carla e Kelly
Colocamos aqui no blog as tirinhas que apresentamos durante nosso seminário.
Elas retraram a situação do ensino público e algumas idéias que discutimos durante nossa apresentação.
Carla e Kelly
Assinar:
Postagens (Atom)