segunda-feira, 18 de abril de 2011

Analise crítica - Aula 02

Ao analisar os textos bibliográficos referentes à Lev Vygotsky, podemos concluir que os aspectos pessoais da vida do estudioso tiveram influencia direta em suas pesquisas.
Proveniente de uma família judaica bem instruída, Lev Semyonovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, tendo acesso a uma educação de qualidade e vivencia dos ideais de sua religião. Posteriormente, teve participação ativa no aspecto cultural de diversas cidades.
Durante sua vida, cada vez mais esse estudioso se interessava com as interações dos indivíduos e seu pensamento. Influenciado pela teoria de Marx, concluiu que as origens das formas superiores de comportamento deveriam ser buscadas nas relações sociais que o indivíduo mantém com o ambiente coletivo. Sendo assim a influência cultural e histórica são aspectos importantes tomados de Marx por Vygotsky. Portanto para ele, o uso de signos para resolução de conflitos é análoga á invenção e uso de instrumentos de trabalho (Marx).

          Suas maiores contribuições estão associadas também com o desenvolvimento infantil e sua relação de aprendizagem no meio social, juntamente com o estudo da linguagem. Trouxe uma nova abordagem em relação ás crianças, considerando ela
própria, com suas mudanças e pensamentos, um desenvolvimento desconexo ao dos adultos.
Vygotsky morreu de tuberculose em 1934, aos 37 anos, e deixou sua obra incompleta, aberta para que novas perspectivas sejam  abordadas na busca da compreensão da psicologia.

Referências:

VAN DER VEER, René. Lev Vigotsky. In: VAN DER VEER, R. e VALSINER, J. Vygotsky uma síntese. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

LURIA, A. R. Vigotskii In: VIGOTSKI, L. S., LURIA, A. R. e LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

COLE, Michael e SCRIBER, Sylvia. Introdução. In: VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Nome: Julia Medici               
RA: 091751  
EL511 – Psicologia e Educação              
Análise crítica – Histórica / Biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.