segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Deficiência e Alteridade dos Ensinos.

Existe quase um consenso de que a escola pública oferece uma educação inferior a escola particular. Tal pensamento é disseminado entre alunos, professores, diretores... Lembro de quando eu estudava na Escola Estadual Adalberto Nascimento e quase nenhum dos alunos cobiçava uma vaga na Unicamp. Pensavam "não é para mim".
Hoje, alguns anos depois, curso Letras na Universidade que era tida como inalcançável. Além de estudar aqui já atuo como professor em cursinhos pré-vestibular e pré-técnico.

Logo na primeira atividade que propus em sala pude reparar uma deficiência e alteridade entre os alunos. Não aquela deficiência física ou inerente ao sujeito. Mas deficiência no aprendizado.
Como era aula de redação para a sala do pré-técnico (composta de alunos com média de idade de 14 anos, vindos de escolas particulares e públicas), pedi que eles escrevessem uma dissertação do modo que achassem que era o correto. Os resultados variaram muito, tive textos bons e outros que me davam vontade de bater na porta da casa dos professores dessas crianças e dizer "O que foi que você ensinou para ela? Porque dissertação é o que não foi".

Caberá a mim, durante esse semestre onde o curso será ministrado, tentar ensinar esses conceitos teoricamente simples e entender o porquê dessa deficiência e alteridade no ensino. Vamos acompanhar.

Ivan Perina
Letras Noturno 010
Grupo Deficiência/Alteridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.