segunda-feira, 18 de abril de 2011

Análise Crítica - Semana 2.

Universidade Estadual de Campinas
Psicologia e Educação
Profa Heloisa Matos Lins
Kelly Aparecida Caetano - 102960

Análise Crítica – Semana 2.

Lev Vygostky nasceu em 1896 na cidade de Orsha na Rússia e morreu em Moscou em 1934 com 38 anos, devido uma Tuberculose. Filho de pais que tinham condições financeiras de proporcionar uma boa educação aos filhos, onde mostra que o meio influencia no desenvolvimento do ser humano, afinal, Vygotsky desde cedo se interessava por diversos assuntos: poesia, história, filosofia, filologia, direito, dentre outros. Mais tarde ele veio a formar-se em direito, história e filosofia nas Universidades de Moscou.
Passou por diversos problemas, além da Tuberculose que o trouxe muito sofrimento com cirurgias e internações, até chegar à morte, Vygotsky sofreu preconceitos pelo fato de ser Judeu. Sofreu também com o período da Revolução Russa de 1917, que acabou influenciando sua decisão de formação e o seu trabalho. Vygotsky era Marxista e quis desenvolver sua teoria baseada nas idéias de Karl Marx.
Vygotsky foi um psicólogo experimental, eu acredito que seja um aspecto importante que suas construções teóricas tenham os experimentos como um ponto de partida.
O que o diferencia de outros teóricos, Piaget, principalmente, é que Vygotsky preocupou-se com crianças que tinham defeitos congênitos – cegueira, surdez e retardamento mental, onde procurou maneiras de ajudar essas crianças a desenvolver suas potencialidades. Ao procurar desvendar esses problemas se interessou pelo trabalho dos psicólogos acadêmicos que até hoje são aceitos, não só esses outros também já que o trabalho de Vygotsky se desdobra em diversas direções, com isso o tornou um teórico influente no estudo da psicologia da educação.

Referências:
VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N., In: Linguagem, desenvolvimento e aprendizadem. São Paulo, 2001. Editoria Ícone.
VAN DER VEER, R.; VALSINER, J., In: Vygotsky – Uma síntese. São Paulo, 1999. Editora Loyola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.