quarta-feira, 13 de abril de 2011

Primeira análise crítica

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
DISCIPLINA: EL 511 – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
DOCENTE: PROF.ª Dr.ª HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNA: NATÁLIA PARPINELLI               RA: 045513
ANÁLISE CRÍTICA DO HISTÓRICO/BIOGRAFIA DE VYGOTSKY

Com base nas leituras indicadas em aula foi possível estabelecer comparações entre o estudo que levou à teoria de Vygotsky e sua própria experiência de vida: o meio que induz ao conhecimento.
 Filho de membros bem instruídos da comunidade judaica de uma pequena cidade no interior da Rússia, Vygotsky nasceu em uma família com condições financeiras para lhe proporcionar excelente educação (Van Der Veer e Valsiner); esse meio favorável ao desenvolvimento do conhecimento foi embasado na teoria de Marx, na qual a infraestrutura ou base econômica da sociedade influencia o indivíduo. Nestes termos, acredito que a influência do meio se dá na capacidade mental que cada um tem de guardar o passado e aprender com ele, para modificar seu presente e futuro (a chamada plasticidade do cérebro); o que não foi diferente no período escolar de Vygotsky.
Sua formação acadêmica em direito não o impediu de se aprofundar em outros temas como artes, literatura e mesmo durante os estudos aprofundou-se em assuntos psicológicos e filosóficos, principalmente no que diz respeito à linguagem.
De acordo com Luria (8ª edição, 2001) foi no contato com crianças com defeitos congênitos – cegueira, surdez, retardamento mental – na escola de formação de professores, depois da Revolução de 1917, que Vygotsky teve interesse em ajudar no desenvolvimento das potencialidades individuais. Para mim, os estudos a respeito dos símbolos são muito importantes, pois nos dá a possibilidade de comunicação não verbal e de mesma intensidade e sentido; faz-nos mais próximos mesmo com deficiências.

REFERÊNCIAS
VEER, R. V. D.; VALSINER, J. Vygotsky – Uma síntese. Editora Loyola, p. 18-25.
LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Editora Ícone. 8. Ed., 2001. p. 22        


Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.