domingo, 17 de abril de 2011

Lev Vygotsky História/Biografia


Nome: Mayara Raquel Filier                         RA: 103540     
EL511 – Psicologia e Educação           Profª Drª Heloísa Matos Lins                     
Análise crítica – S2 - Lev Vygotsky  História/Biografia


Nascido em 1896, em Orsha, Bielo-Russia, teve boas condições financeiras o que possibilitou uma boa educação além da disponibilidade de uma boa biblioteca. Embora os Vygodsky não fossem muito religiosos, eles mantinham as tradições judaicas. Quando adolescente, Vygotsky participava, junto com um grupo de amigos, de discussões de assuntos altamente abstratos, como a filosofia da história de Hegel e o papel do indivíduo na história e a leitura precoce de “Pensamento e Linguagem”(1922) de Potebnja pode ter acelerado seu interesse pela psicologia.
Começou a estudar na Universidade de Moscou, na qual a matrícula foi feita por sorteio, devido a uma cota de 3% destinada à admissão de Judeus em instituições de ensino superior. A sua escolha pela disciplina foi influenciada pela origem judaica (História e Filologia), mas como isso o levaria apenas à posição de professor particular -os judeus não poderiam ocupar cargos públicos- decidiu então fazer Direito. Concluiu seus estudos universitários em 1917, retornado à sua cidade, Gomel, onde, depois da Revolução, teve permissão para lecionar em escolas estaduais. O Colégio Pedagógico foi o que desenvolveu um papel importante no desenvolvimento de Vygotsky como cientista, pois foi aí que ele montou um pequeno laboratório psicológico no qual os alunos podiam fazer investigações práticas simples. Ocupou também muitas e várias posições na vida cultural de Gomel e tornou-se um de seus líderes culturais mais destacados.
Vygotsky desde o início de sua carreira via o pensamento marxista como uma fonte valiosa. De acordo com Marx, mudanças históricas na sociedade e na vida material produzem mudanças na “natureza humana” (consciência e comportamento). Sendo assim, elaborou de forma criativa as concepções de Engels sobre o trabalho humano e o uso de instrumentos como os meios pelos quais o homem transforma a natureza, e ao fazê-lo, transforma a si mesmo. Ele estendeu assim esse conceito de mediação na interação homem-ambiente pelo uso de instrumentos, ao uso dos signos. Os sistemas de signos (a linguagem, a escrita, o sistema de números) assim como o sistema de instrumentos, são criados pelas sociedades ao longo do curso da história humana e mudam a forma social e o nível de seu desenvolvimento cultural.
Ninguém é só uma ilha. Para se construir, o ser humano precisa se comunicar com o outro, precisa interagir com o outro. Para isso utilizamos a linguagem. É através dela que ocorre a troca de um indivíduo com o outro o que possibilita a cada um formar-se com si, que torna o homem, homem, verdadeiramente humano. Que cada um não é o melhor do mundo, mas o melhor de si mesmo e isso é o nosso potencial.
Compreender o significado oculto que fundamenta ”o céu, o sol, amor, pessoas, sofrimento”, compreender a viagem em direção à morte. Esta talvez tenha sido a meta final de Vygotsky ao longo de sua vida intelectual, desde a sua análise de Hamlet até seu desenvolvimento da teoria histórico-cultural.
No início da manhã de 11 de junho de 1934, Lev Vygotsky morreu no Sanatório Serebrannyj Bor, de tuberculose, a doença que sofria havia quatorze anos. Deixou um punhado de livros, muitos artigos e gavetas cheias de manuscritos não publicados. Acima de tudo, deixou uma família amorosa e um grupo dedicado de alunos que viriam a fazer de tudo para proteger sua herança nos anos difíceis que se seguiriam e promover suas ideias.

Bibliografia: Lev Vygotsky . Vygotsky- uma síntese. Van Der Veer e Valsiner.
A formação social da mente. Vygotsky.

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