segunda-feira, 18 de abril de 2011

Relatório do primeiro contato com a escola. Grupo Aprendizagem e representações sociais


18/Abril/11
Relatório do primeiro contato com a escola.
Escola: Escola particular de ensino fundamental e médio. A escola é pequena, uma turma por ano escolar.
Matéria: filosofia.
Turmas escolhidas: 1º., 2º e 3º colegiais, que tem só uma aula de filosofia por semana.
Estratégia de aprendizado do professor: audiovisual: Powerpoint e documentários.
Estrutura da escola: prédio relativamente novo, presença de câmeras de segurança dentro das salas de aula.
Dinâmica das turmas: Gradualmente do primeiro até o terceiro colegial o problema de indisciplina diminui, sendo que o primeiro colegial é considerado um classe difícil pelos professores de aritmética, geometria e filosofia (únicos disponíveis para conversa).
                No caso específico do primeiro colegial, eles só fizeram um breve momento de silêncio quando a Diretora entrou para dar um recado.
                Há conversas paralelas em todas as turmas, com grupo de alunos que sequer uma vez chegam a olhar para a lousa/apresentação ou para o professor. Muitos ficam ouvindo música ou acessando a internet pelo celular ou notebook, uma vez que a escola disponibiliza rede sem fim.
                Em 50 minutos de aula, o professor consegue efetivamente falar sobre o conteúdo menos de 20 minutos, sendo que, mesmo nesse tempo, metade da classe não presta atenção alguma.
                A aula apesar de audiovisual é centrada na transcrição do conteúdo exposto para o caderno, sendo que em vários momentos o professor é interpelado sobre a necessidade ou não de se copiar o que está sendo exposto ou dito. Os alunos acabam usando esse momento para enrolar, não copiando nada. O foco nesse sentido é bem formal.
                No segundo colegial, a aula foi sobre a construção de mitos modernos, o professor resolveu então passar trechos de um documentário sobre o Che Guevara. Muitos alunos simplesmente não tinham nenhuma idéia sobre quem ele era. Interpelado por mim o professor confessou que não imaginava que essa figura central na sua juventude não representasse mais nada para a classe.

                 
Feito por Olavo Antunes de Aguiar Ximenes RA 063447

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