segunda-feira, 18 de abril de 2011

Análise Crítica- S2

Bruno Guerra Cianciarulo    RA:059346


Em 1896, em Orsha na Bielo-Russia, nasce Lev Vigostky. Nascido em uma família judaica de classe media, durante a sua infância teve acesso a boa educação, o que possibilitou seu ingresso na Universidade de Moscou Uma característica que impressiona na passagem de Vigotsksy pela universidade é o seu interesse por diferentes áreas da ciência, entre elas pode-se destacar a Psicologia, a Pedagogia e a Linguistica.
Bastante influenciado pela teoria marxista, um forte expoente na época, principalmente na Rússia, Vigotsky enxergava a psicologia, uma das suas maiores aliadas nos estudos de pedagogia, de uma maneira bastante socialista. Isto é, busca uma psicologia mais eficiente na qual todos podem ajudar e ao mesmo tempo ser ajudados. Dessa forma Vigostsky, de maneira pioneira, trouxe para psicologia aspectos antes estudados na área da filosofia: queria entender o construção do pensamento, algo que para ele era a principal diferença entre o homem e o animal, era o que fazia com que o homem pudesse passar de funções simples (ex: medo, raiva) para funções mais avançadas da psicologia. Em suma, Vigotsky queria entender o que tornava humano o humano.
Entretanto, o principal aspecto que o diferencia de outro grande pedagogo da época, Jean Piaget, é o olhar específico para a singularidade do individuo. Apesar de ambos pertencerem à linha interacionista, diferente de Piaget, Vigostky atribui às influencias que o individuo sofre durante sua vida um peso muito maior. Baseado na idiossincrasia, procurava entender como o individuo interpreta as influencias sofridas, reflete e processa as mesmas e depois as expõe de maneira exclusiva, única.
Em 1934, aos 34 anos, no sanatório de Serebrannyj Bor foi encontrado morto vítima de tuberculose, doença que o atormentava desde 1920.  Mesmo sendo pioneiro de varias idéias, algo que marcou muito a sua produção foi o rigor metodológico sob o qual conduziu os seus estudos. Nunca deixou de levar para o laboratório suas idéias, mesmo trabalhando com as influencias externas que um individuo sofre.

Bibliografia

VAN DER VEER, R.; VALSINER, J.. Vygotsky: uma síntese. 4. ed. São Paulo: Unimarco/Loyola, 2001

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.,; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagemTradução: Maria de Penha Villalobos. 6ª ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo. 2001.

VYGOTSKY, L. La imaginación y el arte em la infância. Madrid: Espanha. Ed. Akal, 2009. Tradução: Heloísa Matos Rocha

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