segunda-feira, 18 de abril de 2011

Análise crítica do texto A imaginação e a arte na infância de Vigotsky¹

UNICAMP - Univerdidade Estadual de Campinas
EL511 – Psicologia e educação
Prof ª Heloísa Matos Lins
Aluna Fernanda Carolina Santos Ramos (102242)

                   
Análise crítica do texto A imaginação e a arte na infância de Vigotsky¹


De forma muito interessante Vigotsky articula nesse texto o psicológico da criação e memória humana à função orgânica do cérebro que permite tais realizações, tanto de reproduzir nosssas experiências vivídas, quanto de combinar essas experiências com situações totalmente novas por nós imaginadas, como por exemplo o fato de tentar deduzir o futuro ou recriar um passado que não presenciamos. Importante relação em seu trabalho, uma vez que não separa a neurologia da psicologia no estudo do funcionamento do pensamento humano.
Ao descrever a importância da atividade criadora para o homem, o autor utiliza-a para diferencia-lo dos animais que possuem, de acordo com ele, apenas um embrião da atividade criadora, uma das principais questões que permeavam as correntes da psicologia de seu tempo sobre a qual ele reflete e responde coerente e satisfatóriamente, pois se apenas reproduzíssemos experiências e inovássemos pouco à respeito desse memória, estamos somente vivendo de instintos de auto preservação e reproduçaõ da espécie, tal como vivem os outros animais.
Quando Vigotsky traz sua reflexão para o âmbito da infância, diz que a atividade criadora está presente desde muito cedo e demostra-se por exemplo, nos jogos, onde por mais que sejam imitações de situações reais, há sempre um elemento novo, criado pela criança e inserido em situações preexistentes. Assim, percebemos a importância de tais atividades na vida infantil e o porquê de serem incentivadas como exercício de criação e autonomia.
Então, é importante destacar a colocação que faz o autor da imaginação como base da atividade criadora  e sua manifestação na vida cultural – elemento típico do pensamento de Vigotsky – e que possibilita a criação artística, científica e técnica. Portanto podemos dizer que tudo aquilo que entendemos por progresso da sociedade deve-se à esse potencial imaginativo do ser humano, então, além de diferenciar-nos dos animais, devemos à isso toda a construção da sociedade tal como ela é tanto na construção das relações sociais quanto no desenvolvimento tecnológico e humano, como se fosse sua base.
Podemos entender com isso, um pouco da importância de Vigotsky como uma corrente inovadora da psicologia em seu tempo, pois além de atrelar o orgânico ao psicológico, estabeleceu respostas coerentes à perguntas que há muito permeavam a área, mesmo tendo falecido com parte de sua obra incompleta. E além disso, com a erudição que possuia em diversas áreas do conhecimento, pode enriquecer o debate e expandir o campo de estudo da psicologia, uma vez que inseriu outros pontos de vista, como o cultural – fortemente marcado pela importância dada à linguagem em seu trabalho –, o social, o histórico, o economico, etc.


1 VIGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte em la infância. Trad.: Heloísa Matos Lins. Madrid: Akal, 2009.

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