segunda-feira, 18 de abril de 2011

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE SER O QUE SE É (O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES) (S3)


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
DISCIPLINA: EL 511I – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
DOCENTE: PROF.ª Dr.ª HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNO: OLAVO ANTUNES DE AGUIAR XIMENES RA: 063447
ANÁLISE CRÍTICA SOBRE SER O QUE SE É (O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES) - SEMANA 3
            Os processos mentais superiores são típicos do homem, mas não são inatos, isto é, dependem de um desenvolvimento mediado pelo ambiente sociolingüístico no qual o indivíduo se insere e, mais profundamente, depende da relação com um outro através do qual o processo de internalização dos signos se dá.
            Ou seja, temos que o que caracteriza o homem como homem é sua capacidade para internalizar signos que, na sua função mediadora, permite um refinamento da ação ou do processo psicológico. (Um breve comentário: não seria isso de certa forma um atualização que se pretende empírica da famosa definição do Aristóteles de que o homem é um ser racional, uma vez que a racionalidade [o logos] que é característica do homem [em sentido forte, uma vez que só os seres masculinos são racionais plenamente] é fruto da linguagem.) De um lado, temos que o homem é um ser dotado dessa capacidade e, de outro lado, temos que, embora essa capacidade seja definidora de se ser homem, ela não é inata, isto é, o indivíduo não nasce já com as ferramentas (em sentido frouxo) para esse pensar complexo, mas antes as desenvolve travando uma relação em última instância lingüística com o seu meio e com os adultos (processo interpsíquico) que dá ensejo para o processo de internalização (tornando os processos antes exteriores em intrapsíquicos).
            Mais uma vez, travando contato com esses textos, a linguagem parece me como o fator fundamental para orientar e organizar a teoria do nosso autor, mas para provar essa tese teríamos que articular os conceitos de signo, instrumento, língua e linguagem, o que não cabe aqui.

REFERÊNCIAS
VYGOTSKY,L. A formação social da mente. CAP 4.
OLIVEIRA, Marta K.  Vygotsky.CAP 2.

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