segunda-feira, 18 de abril de 2011

Análise Crítica semana 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL511 – I “PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO”
PROFESSORA: DRA. HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNA: SÍLVIA RENATA BRAGA E OLIVEIRA
ANÁLISE CRÍTICA DO TEMA: HISTÓRICO E BIOGRAFIA DE LEV VYGOTSKY
            O tema em questão foi discutido em sala de aula a partir da leitura prévia dos textos: capítulo primeiro de “Vygotsky - Uma Síntese, Renê Van Der Veer e Jaan Vaisiner”; capítulo primeiro de “A imaginação e a arte na infância, Lev Vygotsky”; “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, Vygotsky – A.R. Lúria”, procurando-se, em primeiro lugar, adquirir o conhecimento histórico e biográfico de Lev Vigostky para que, em segunda instância, esse fosse relacionado aos rumos de sua pesquisa.
            A partir das leituras, pudemos confirmar grande influência cultural na formação acadêmica de Vygotsky; pelo fato de ser judeu, teve que optar por uma carreira em que não fosse professor, visto que sua origem religiosa não permitia o exercício do magistério na União Soviética, mudando os rumos de seu estudo para outras áreas que certamente foram mais relevantes para a aquisição do interesse futuro pela psicologia cultural, sem deixar de lado as questões biológicas. Totalmente em concordância com alguns conceitos de sua pesquisa, além do cultural, o fator social também teve espaço em sua trajetória, pois vindo esse grande pensador de uma família de posses, abraçou maiores oportunidades de uma formação mais ampla e completa. Considero esse fator de especial relevância, pois acredito que uma formação abrangente, abarcando diversas áreas do conhecimento, leva o estudante a um pensamento menos passível de falha, visto que acaba levando em consideração maiores opções de ponto de vista.
            Acredito que o grande interesse que Vygotsky desenvolveu pelo estudo de diferentes línguas (ou linguagens) estrangeiras também foi determinante para que ele procurasse relações entre a linguagem e o pensamento, levando-o a estudos cada vez mais conclusivos acerca da fala, e a escrita, como elementos mediadores de aquisição de conhecimento, além do desenvolvimento de idéias autônomas do indivíduo.
            Pode-se concluir que toda a lógica do pensamento de Vygotsky, de desenvolvimento através da sociogênese, faz ainda mais sentido quando aplicado à própria trajetória do autor, em que cada fato histórico-pessoal, cada bater de asas de uma simples borboleta, levou-o a um novo rumo de sua pesquisa.
REFERÊNCIAS
VAN DER VEER, R. VALSINER, J. Vygotsky uma sintese.São Paulo:Loyola, 4ª edição, 2001.
VYGOTSKY, Lev.  La imaginación y el arte en la infancia. Madrid: Akal, 1982.
VYGOTSKY, L.S. ; LURIA, A.R. e LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo ; Ícone, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.