domingo, 17 de abril de 2011

Análise Crítica S2

Lev Vigotsky nasceu em 1896 e morreu cedo, aos 38 anos, em 1934. Desde jovem já se interessava por temas como a Filosofia e a Literatura. Mais tarde se formou em Direito, mas também trabalhou com outras áreas como a Psicologia e a Filologia. Sua vida foi curta, porém sua produção intelectual foi enorme. Na Psicologia, sua obra teve grande importância: ajudou a mudar os rumos desta ciência como era conhecida até então.
Sua vida foi muito conturbada devido a época em que viveu, um período de muitos conflitos e mudanças na Europa, ao fato de ser judeu e sofrer com o preconceito e a exclusão, especialmente durante sua juventude na Rússia Czarista onde os judeus eram perseguidos, e finalmente à tuberculose, doença que matou membros de sua família e foi a causa de sua própria morte em 1934 depois de lhe causar várias internações em sanatórios e grande sofrimento.
Em sua obra e na maneira como trabalhava podemos encontrar “reflexos” de sua biografia. Por exemplo: a influência Marxista, devido a Revolução Russa, que vivenciou; o fato de trabalhar com deficientes que também são vistos como diferentes e excluídos pela sociedade (tal qual os judeus durante a Rússia Czarista) e a sua teoria histórico-cultural que foge aos padrões da época que eram deterministas devido à sua formação e interesse pelas áreas de Humanas, diferente de Piaget por exemplo que, embora também fosse interacionista, valorizava mais aspectos biológicos em sua teoria, visto que esta era sua área.
Suas idéias felizmente não foram abandonadas: seus alunos e companheiros deram continuidade ao seu trabalho sendo que hoje a teoria histórico-cultural de Vigotsky, embora tenha sofrido com as críticas na época, é bem aceita pela nossa cultura e passada adiante.


Mariana Ceres de Almeida, RA 097677


REFERÊNCIAS

LURIA, A. R. Vigotskii In: VIGOTSKI, L. S., LURIA, A. R. e LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.
VAN DER VEER, René. Lev Vigotsky. In: VAN DER VEER, R. e VALSINER, J. Vygotsky uma síntese. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

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