domingo, 24 de abril de 2011

Testando o Teste de Wygotsky/Leontiev

Cristhiane Falchetti


Neste final de semana, estava em minha casa um garoto, então resolvi fazer com ele aquele teste dos cartões, que está no texto do Wygotsky. O menino tem oito anos, está na quarta série e sabe ler.
Ele apresentou um desempenho muito próximo daquele correspondente a sua faixa-etária apresentada na tabela do texto. Não houve muita diferença nos erros entre a primeira tarefa, sem cartões, e a segunda tarefa, com cartões (usei bolinhas coloridas). Ele lembrava bem de uma das regras, as cores proibidas, e quando cometia o erro, lembra-se em seguida que não poderia ter dito aquela cor. Já a regra dois, que era não repetir a mesma resposta, ele não lembrava e repetia-a constantemente sem dar-se conta do erro.
Observei que ele fez uso das bolinhas, mas quando perguntei-lhe se ele tinha utilizado as bolinhas, ele disse que não. Mas acho que ele utilizou porque quando perguntei, por exemplo: qual a cor do tomate? Ele olhou para as bolinhas e disse: “não sei”, e em seguida, “você disse que essa cor não pode falar” e apontava para mim as duas bolinhas, cujas cores eram “proibidas”. O mesmo ocorreu quando ele precisou lembrar-se da cor da casa: olhou para as bolinhas e respondeu: “laranja”.
O curioso é que eles adoram fazer o teste...depois querem brincar disso toda a hora, rsrs.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.