segunda-feira, 18 de abril de 2011

sugestões bibliográficas aos grupos temáticos -Atividades Práticas

Olá a tod@s!

Seguem algumas SUGESTÕES bibliográficas aos grupos temáticos, para a realização dos trabalhos: seminários e "alimentação" do blog sobre as análises das atividades práticas.


Grupo Arte, Imaginação e Criatividade

VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica.São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L.S. A Psicologia da Arte.São Paulo: Martins Fontes, 2001. VYGOTSKY,L.S. La Imaginación y la Arte en la Infancia. Espanha: Akal, 2003 (já tem tradução para o Português: Ana Luiza Smolka – SP: Ática, 2009).

DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In
TAILLE, Y.L.; OLIEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias
psicogenéticas em discussão. SP: Summus, 1992.

Artigo sugerido:


Grupo Motivação

Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem (Vygotskii, Luria e Leontiev. SP: Ícone, 2001). Cap. 04: Uma contribuição à Teoria do desenvolvimento da Psique infantil.

E-BOOK: Uma introdução a Vygotsky



Estratégias de aprendizagem

Vygotsky. A formação social da mente

E-BOOK: Uma introdução a Vygotsky


Brinquedo

Vygotsky – A formação social da mente.
Vytosky – A arte e a imaginação na infância. (VYGOTSKY,L.S. La Imaginación y la Arte en la Infancia. Espanha: Akal, 2003 (já tem tradução para o Português: Ana Luiza Smolka – SP: Ática, 2009).
Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem (Vygotskii, Luria e Leontiev. SP: Ícone, 2001). Cap. 07 e cap. 4.


Deficiência/ Alteridade




GUSMÃO, N.M.M. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de
Pesquisa, n.107, p.41-78, julho/1999.

GÓES, M.C.R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. In Cadernos Cedes: Relações de ensino: análises na perspectiva histórico-cultural. Campinas, n.50, p.9-25, 2000.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 1997.

LARROSA, J.; LARA, N.P. (orgs). Imagens do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

SILVA, T.T.S. (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2000a.

Aprendizagem: foco nas representações sociais

Artigo sugerido:


GUSMÃO, N.M. Diversidade, Cultura e Educação:Olhares Cruzados

GUSMÃO, N.M.M. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de
Pesquisa, n.107, p.41-78, julho/1999.

CORACINI, M.J. A celebração do outro. In: CORACINI, M.J. (org). Identidade e
Discurso.Campinas: Ed. Da Unicamp; Chapecó: Argos Editora Universitária, 2003.

FONTANA, R A. C.. A constituição social da subjetividade: notas sobre Central do Brasil.
Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 71, 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
73302000000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 dez 2006. Pré-publicação. doi:
10.1590/S0101-73302000000200010.

GÓES, M.C.R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. In Cadernos Cedes: Relações de ensino: análises na perspectiva histórico-cultural. Campinas, n.50, p.9-25, 2000.

MORATO, E.M. Vigotski e a perspectiva enunciativa da relação entre linguagem, cognição e mundo social. Educação & Sociedade, n.71, Vigotski – o manuscrito de 1929 : Temas sobre a constituição cultural do homem. Ano XXI, julho 2000, p. 149-165.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.