quarta-feira, 27 de abril de 2011

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE SER O QUE SE É (II) SEMANA 4


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
DISCIPLINA: EL 511I – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
DOCENTE: PROF.ª Dr.ª HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNO: OLAVO ANTUNES DE AGUIAR XIMENES RA: 063447
ANÁLISE CRÍTICA SOBRE SER O QUE SE É  (II) SEMANA 4
            O processo de hominização ou de se constituir como homem para nosso autor passa pela inserção sócio-linguistica do indivíduo em dado ambiente social, cultural – que, por sua vez, também está em contínuo processo de mudança.
            Isto é, para Vygostky é impossível pensar o homem privado do contato com outros homens e com a cultura, pois por via de tal contato e por via do aprendizado o indivíduo não totalmente maturado psicológica e biologicamente desenvolve os processos psicológicos superiores, através da internalização de signos que o permitem de modo adequado controlar ou dirigir sua percepção, atenção e memórias inatas, por exemplo.
            E, é claro, a aprendizagem se dá eminentemente pela linguagem ou língua em suas diversas manifestações. O que mais uma vez comprova o lugar de destaque da linguagem na obra do autor.
            A questão que se coloca, na prática, é como agir concretamente, como intervir concretamente nesse processo de aprendizado. Para isso, nosso autor desenvolve o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que seria a zona entre o desenvolvimento já adquirido e consolidado e a o desenvolvimento potencial dado. O que traz consequências grandes para as escolas primárias. Mas, infelizmente, até agora não foi possível vislumbrar como a teoria do Vygotsky poderia ter uma aplicação numa situação de ensino para alunos de ensino médio, por exemplo. Haveria em sua obra algum reflexão sobre os indivíduos com seus processos psicológicos superiores já desenvolvidos ou consolidados?
PS: Fiz a resenha da semana três em separado.
REFERÊNCIAS
VYGOTSKY,L. A formação social da mente. CAP 4.
OLIVEIRA, Marta K.  Vygotsky.CAP 2 e 4.

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