segunda-feira, 18 de abril de 2011

Análise Crítica - S2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL511 – I “PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO”
PROFESSORA: DRA. HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNA: AMANDA MIRANDA RAMALHO EID 
RA:101408

Lev Semyonovitch Vygotsky nasceu em Orsah,1896, região então dominada pela Rússia, em uma próspera família judaica, muito culta e de estabilizada condição econômica. Devido a isso, Lev foi um homem com exelente formação desde a sua infância até a acadêmia, formou-se em direito pela Universidade de Moscou e durante sua vida acadêmica mostrou-se um exelênte aluno, dedicando-se a diversas áreas, inclusive a literatura e filosofia. Sua família deu grande suporte financeiro, intelectual e cultural para que ele seguisse seus estudos.
Por ter vivido no momento histórico no qual eclodiu a revolução comunista, Vygotsky foi bastante influenciado pela obra de Karl Marx. Portanto, na obra do estudioso lê-se a  busca por um modelo explicativo do funcionamento psicológico, a constituição do sujeito no processo histórico – cultural e a interação com o cotidiano.
Lev estruturou sua obra de modo que, ao meu ver, houve grandíssima contribuição na psico-pedagogia, pode-se dizer assim, em um momento que foi revolucionária sua atenção ao cotidiano, ele foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, e é com base no método da dialética que o pesquisador construiu as pesquisas que realizou em sua tentativa de identificar as mudanças qualitativas (por meio de experiências, com até mesmo, seus dois filhos) do comportamento humano em seu desenvolvimento em relação com o contexto do meio em que vive, lê-se neste ponto novamente as influências da contribuição social bastante pregada na obra de Karl Marx.
             Desse modo, podemos pensar, até mesmo, que se Vygostsky houvesse nascido em outro período histórico ou com outras condições financeiras ou talvez até mesmo outra escolha religiosa, sua obra seria completamente diferente, tamanha influência histórico-cultural em seus estudos, que infelizmente não foram terminados devido a sua morte precoce aos 37 anos, causada pela tuberculose, doença a qual conviveu durante 14 anos, contraída de seu irmão.

VYGOTSKY, Lev.  La imaginación y el arte en la infancia. Madrid: Akal, 1982.
VYGOTSKY, L.S. ; LURIA, A.R. e LEONTIEV, A.N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo ; Ícone, 1989.

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