domingo, 17 de abril de 2011

Semana Dois

 Ana Carolina Mayumi Inuy- 090318  Dança


Em 1896 nasceu Lev Vygotsky, segundo filho de oito em uma abastada família judaica em Orsha. Teve uma boa instrução primeiramente com professores particulares, podendo depois ingressar no Gymnasium judeu particular em Gomel, onde se formou com louvor e seguiu após alguns impasses até a Universidade de Moscou.
O mais curioso na biografia de Vygotsky é o interesse nos mais diversos assuntos e áreas por onde ele passou, alguns mesmo que brevemente: desde o xadrez, a poesia e o esperanto, que mesmo para a época já era inusitado, até a psicologia, teatro, medicina, direito, história, filosofia, filologia, literatura, pedagogia e lingüística.
Dentre muitos, dois particularmente contribuíram para que ele chegasse onde chegou: seu primo David Vygodsky e sua irmã Zinaida Vygodskaja que compartilhavam com ele o interesse por lingüística e filologia.
Ele passou por momentos difíceis na Rússia: guerras, economia e situação política instáveis, escassez de comida e papel, e uma fase marcada por muitas mudanças. O que apesar de terem dificultado sua vida e pesquisa em certos aspectos, foram fundamentais em outros, como por exemplo, acredito que de certa forma os problemas na política o influenciaram a se interessar mais profundamente por Karl Marx, o que influenciaria diretamente na sua pesquisa e obra.
A tuberculose e a saúde fragilizada de seus pais o mantiveram em Gomel. Talvez tivesse sido melhor se nessas situações ele se mudasse novamente para Moscou, que como capital poderia oferecer melhores condições sanitárias, além de ser sede de muitas atividades culturais e científicas que poderiam interessá-lo. Entretanto, durante tempo que ficou em Gomel ele realizou suas primeiras experiências psicológicas e ofereceu as primeiras palestras sobre o assunto.
Surpreendente a extensão das áreas de interesse de Vygotsky, a profundidade e o reconhecimento alcançados em parte delas em seus breves trinta e sete anos de vida, inclusive devido às dificuldades que encontrou por ser judeu, a saúde fragilizada e os tempos difíceis pelos quais passou.




Bibliografia: Van Der Veer e Valsiner. Lev Vygotsky- Vygotsky – uma síntese.  Editora Loyola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.