terça-feira, 26 de abril de 2011

Análise Crítica referente às semanas " 3 e 4"

Nome: Shellen Grace                               RA: 106951

            Para Vigotsky, “desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento, e é ‘um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas’ (OLIVEIRA, 1997, p. 56).” Por isso, ele fala da zona de desenvolvimento proximal, pela qual acredita que já há algo dentro do indivíduo (os “brotos” ou “flores” do desenvolvimento), só na espera de algum “auxílio” para aflorarem. Também diz que através da imitação (atitude considerada por muitos sem nenhum processo cognitivo superior) os processos podem amadurecer.
            É necessário um ambiente propício, adequado para que as funções psicológicas aflorem. É preciso que haja um “impulso” exterior para o seu desenvolvimento. Como exemplo, tomemos o filme O milagre de Anne Sullivan. Podemos perceber que, antes de a garota adquirir uma “linguagem”, ela não tinha nem a noção de que as coisas possuem um nome para designá-las. É a partir da chegada da professora que o ambiente se torna adequado para a garota se desenvolver, através da aquisição de uma “língua”. Somente no fim do filme que Heller consegue passar da zona de desenvolvimento potencial para a zona de desenvolvimento real (é claro que ela precisará de alguém para fazer os sinais em suas mãos, mas estou me referindo aqui ao fato de Heller perguntar “o que é isto?”, de questionar sobre o mundo, comparado com seu estado no início da trama: uma garota sem uma linguagem, ou seja, uma garota sem pensamento).
            Ainda no filme, a garota, cega e surda, antes de adquirir a “linguagem”, não se comunica com ninguém. A única coisa que ela faz é imitar alguns gestos das outras pessoas (como, por exemplo, ficar mexendo a boca quando percebe que alguém está falando e, também, tocando a boca de quem fala). Há uma cena em que o pai da garota diz que ela imitava como um macaco, mas mal sabia ele que, diferentemente do macaco, a garota podia imitar coisas que fossem de um grau de dificuldade maior que o seu no momento, e que, através desta imitação, poderia amadurecer suas funções psicológicas.
            De certo modo, também podemos dizer que um escritor de obras infantis ajuda a criança a desenvolver suas funções psicológicas através da zona de desenvolvimento potencial: ele escreve as histórias; a criança lê e quer ser como o príncipe, a princesa, o monstro dessas histórias; a criança fantasia, sonha, imita os personagens da trama. Primeiro, o processo de imitar, de querer ser igual aos personagens, significa que a criança compreendeu a história (porque, senão, não iria querer imitar nada). Segundo, através da imitação é que ela irá desencadear o processo de amadurecimento de funções que já estão nela de certa maneira (“brotos”).
            Há muitos métodos de ensino nas escolas que não ajudam a promover o afloramento das funções. Por exemplo, ao invés de se dar uma bronca em algum aluno porque este está “consultando” o colega, o professor deveria promover mais trabalhos em grupo, mais oportunidades para os estudantes trocarem as suas ideias, pois é através da interação entre os indivíduos, através do ambiente adequado, que se dá o processo de aprendizado/desenvolvimento. Deve-se considerar que cada criança veio de uma família, de uma cultura, de uma educação, por isso, cada uma já possui certa experiência social. Não são “depósitos vazios” em que o professor deve “depositar” conhecimento, mas sim, pequenos seres que devem trocar o máximo possível todas essas suas experiências sociais, para que possam se desenvolver e aprender.


Referências:

OLIVEIRA, M. K. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997 (Pensamento e ação no magistério).
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. SP: Martins Fontes, 1998 (4ª. Ed.) 

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