domingo, 1 de maio de 2011

Segunda análise crítica

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL 511 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROFª DRª HELOÍSA MATOS LINS
ALUNA: NATÁLIA PARPINELLI       RA: 045513

     Na teoria de Vygotsky o aprendizado se dá na interação do indivíduo com o meio onde vive, para ele não é possível o indivíduo aprender sem se relacionar com os demais membros de um grupo ou com a cultura que o cerca. Sem esse contato o despertar de certas funções psicológicas não aconteceria (OLIVEIRA, M. 1997 p.56).
     Nesse sentido, a mediação entre o indivíduo e o que se quer ensinar deve permear na chamada zona de desenvolvimento proximal (ZDP) que é o “espaço” entre o nível de desenvolvimento real (ou seja, aquilo que a criança já sabe) e o nível de desenvolvimento latente (ou seja, onde ela pode chegar com mediação).  Sendo assim, na ZDP, a aprendizagem deve ser de acordo com a idade da criança, levar em conta as funções psicológicas já desenvolvidas.
    Para Vygotsky, “o único ensino bom é o que se adianta ao desenvolvimento”; para ilustrar melhor essa idéia, na última aula utilizamos a imagem de uma corda: o aprendizado “puxa” o desenvolvimento para que esse se dê; sem aprendizado não há desenvolvimento e é nesse aspecto que o autor se difere de outros como Piaget que acreditava exatamente no contrário, ou de Wallon para o qual aprendizado e desenvolvimento são a mesma coisa.
Analisando o exercício de ensinar dança, vejo como Vygotsky faz muito mais sentido, pois o corpo dos alunos pode estar desenvolvido, mas a técnica que é totalmente desconhecida aparece “puxando” o desenvolvimento do mesmo para outras capacidades com graus de dificuldade mais elevados a cada aula. Cabe falar aqui também do processo de imitação nesta aprendizagem, a princípio o aluno reconstrói em si os movimentos do professor, não fazendo somente uma cópia, mas levando para ele o que é visto no outro e possibilitando a criação a partir dessa observação. Coloco-me nesse grupo ao me lembrar de pequenos aprendizados em casa como o fato de mesmo sendo destra, aprendi a fazer vários movimentos como o de varrer do lado esquerdo por imitar minha mãe que é canhota.
     O aprendizado é realmente fascinante!


Referência

OLIVEIRA, M. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP. Scipione, 1997. (pensamento e ação no magistério)

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