segunda-feira, 13 de junho de 2011

Análise crítica S9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL511 – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROFª DRª HELOÍSA DE MATOS LINS
ALUNA: NATÁLIA PARPINELLI
RA: 045513

ANÁLISE CRÍTICA S9
Nesse último tema apresentado em sala de aula “implicações educacionais” é um resumo de toda a teoria vygotskiana aprendida durante o semestre posto em prática.
Nela vemos que cai por terra a visão organicista da aprendizagem, pois alguns estudiosos, dentre eles Piaget, acreditavam que “a aprendizagem escolar deve seguir o desenvolvimento: as funções psicológicas da criança devem ter atingido determinado nível de amadurecimento antes que o processo da aprendizagem possa começar” (VAN DEER VIER E VALSINER). Para Vygotsky o aprendizado puxa o desenvolvimento e assim caímos em sua maior contribuição para a psicologia: A Zona de desenvolvimento proximal (ZPD).
 A ZPD consiste no intervalo entre aquilo que o aluno já sabe, ou seja, o nível de desenvolvimento real e aquilo que ele pode aprender através da mediação ou nível de desenvolvimento potencial; assim Vygotsky dá um norte para onde se devem voltar os olhos da escola e dos professores para o melhor desempenho da criança, apesar de ele não ter criado nenhuma cartilha a ser seguida.
Outro ponto importante da teoria que, como professores, colocamos em prática é a mediação; sendo um teórico interacionista, Vygotsky acredita que sem a intervenção de alguém que saiba o conteúdo o conhecimento não acontece. O simples acesso às ferramentas não traz o aprendizado, é como colocar um monte de letrinhas na frente de uma criança durante a alfabetização e querer que ela aprenda a ler. “A intervenção deliberada dos membros mais maduros da cultura do aprendizado das crianças é essencial ao seu processo de desenvolvimento.” (OLIVEIRA, 2000).
Wallon coloca no professor toda a responsabilidade do aprendizado da criança; a mediação feita por ela faz toda diferença no desenvolvimento cognitivo. Nesse ponto entra também a afetividade, tanto do professor com o objeto de ensino (matéria) como entre professor e aluno, uma palavra ou um gesto pode interferir nesse desenvolvimento. Para Wallon, assim como na teoria de Vygotsky, o meio em que o indivíduo está inserido muda a qualidade da relação ensino aprendizagem e é responsabilidade do professor tornar o meio mais adequado para ela.

Bibliografia
OLIVEIRA, Marta Kohl, Caderno CEDES, 2000
VAN DEER VIER e VALSINER. Vygotsky, uma síntese, Editora Loyola

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