domingo, 19 de junho de 2011

Sobre o seminário de arte, imaginação e criatividade

Natália Parpinelli
RA: 045513

Parte Microgênese

A microgênese é um segmento de estudo que diz respeito ao indivíduo e somente ele; micro não por ser pequeno, mas por ser único e individual.
Ao invés de estudar a história de uma comunidade ou de uma família, estuda-se o indivíduo, seu aprendizado e suas escolhas: o espaço entre não saber algo e saber, é nesse meio tempo que entra a microgênese.
Por ser um teórico interacionista, Vygotsky acredita que o indivíduo é “influenciado” e se desenvolve de acordo com o meio em que vive e com a mediação que recebe, mas como explicar a diferença entre irmãos que vivem com os mesmos pais, tem a mesma condição financeira, estudam no mesmo colégio e mesmo assim fazem escolhas de vida diferentes? Esse é o interesse da microgênese, ela é a porta de entrada para o não determinismo: mesmo sendo tão parecidos somos diferentes e o que nos difere são nossas histórias e nossas escolhas.
A atividade que propusemos em sala de aula no seminário sobre Arte, imaginação e criatividade vinha de encontro com esse tema. Apresentamos três obras de arte dos diferentes segmentos: um Vídeo com a coreografia “Children’s Galop” do Ballet O Quebra Nozes, o quadro “Paulo como Arlequim” de Picasso e a música “Não é proibido” de Marisa Monte (postadas no blog anteriormente). Todas essas obras trazem em comum o tema da infância e dentro dele é possível extrair várias possibilidade de criação e essa foi nossa proposta: que cada um criasse uma obra de arte baseado naquilo que apresentamos.
Apesar de termos as mesmas aulas durante o semestre com a mesma professora, lermos os mesmos textos indicados, estarmos na mesma universidade, todos temos histórias de vida diferentes o que nos levou a fazermos obras diferentes (como também postado anteriormente). Cada pessoa apresentou uma relação diferente com o tema proposto: alegria, saudade, leveza, dentre outros. 
Essa contribuição de Vygotsky para a aprendizagem nos permite olhar cada aluno de forma individual e não somente um membro da sala de aula e da escola, nos permite avaliar de outra forma seu desenvolvimento e aprendizagem, de forma mais adequada.

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