segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Bastidores" do Seminário


Ao escolher o tema de Estratégias de Ensino e Aprendizagem o que pensei dentre todo o trabalho que foi apresentado, foi também em compartilhar as estratégias que usamos ou pretendemos usar em salas de aula, isso nas diferentes áreas (que infelizmente não deu tempo no seminário), para futuramente pensar em um trabalho integrado, que a cada dia as disciplinas integradas estão ganhando sem espaço. É o caso do curso 56 da Unicamp – Licenciatura Integrada Química e Física.
No youtube, e na internet em geral encontramos vários vídeos sobre Ensino, com simulações, experiências, jogos, imagens, etc. Agora cabe ao professor separar o que é correto e usar em sala, e cada área com sua particularidade ou como foi dito, podendo integrar as disciplinas.

Vou deixar alguns trabalhos relacionados com o Ensino de Física e Química, que gosto muito, vou tentar ser breve, tenho muitos legais, se fosse possível eu colocaria vários.

Experimentos de Física com Materiais do dia-a-dia.
Esse é bem legal, novamente experimentos simples com materiais cotidianos, ele até pode ser usado nos finais de semana para as horas de lazer.

Esse artigo fala sobre o trabalho integrado da Matemática e Química.
Explorando as Bases Matemáticas da Volumetria: Uma proposta Didática.
Esse é um grande desafio que pelo que mostra no artigo é bem legal, juntar a matemática e a química.

A Física da Dança.
Esse site mostra um pouco da física envolvida na dança, inclusive no colégio Cotuca de Campinas, foi desenvolvido um projeto da física e dança, teve uma boa aceitação pelos alunos.

Dissertação – Livro Química das Sensações
Carolina Godinho Retondo com orientação do professor Pedro Faria, junto ao Instituto de Química da Unicamp, resultou no livro para-didático “Química das sensações”. Autora liga conceitos de química, física e biologia com os sentidos.

A Contextualização do Ensino de Química por meio de
Crônicas
Novamente uma tese sob a orientação do professor Pedro Faria.
Essas crônicas foram trabalhadas com alunos do ensino médio de escola pública de Campinas, e foi aplicado um questionário.
Os resultados obtidos foram positivos, e a grande maioria dos alunos afirmou que as crônicas prendem atenção e facilitam o aprendizado.
Todas crônicas são muito boas, mas algumas em especial prenderam atenção dos jovens, como é o caso:
“Namorados no ponto...de ebulição”
“Cozinhando com a densidade”

Química Nova na Escola – Relatos de Sala de aula.
A Música e o Ensino de Química

Tabela Periódica – Um Super Trunfo para alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Esse super trunfo estou em “processo de construção”, vou trabalhar com meus alunos do pré-tecnico em agosto, mas infelizmente não teremos o blog para eu postar como foi a experiência.

No geral, costumo ler os artigos da Química Nova na Escola, como uma futura educadora de química/física eu gosto bastante dos artigos, porque em cada artigo que leio encontro “uma motivação” para continuar na licenciatura.
Algumas experiências sobre visita a escola, sobre minha experiência em sala de aula, foi falado no seminário, mas estou colocando aqui algo a mais que eu gostaria de ter falado, mas devido ao tempo curto não foi possível.
Quando pensei nesses artigos, o que me veio em mente com o contexto histórico que estudamos em aula, foi que trabalhando essas atividades com os alunos, (a química sozinha , ou as atividades integradas) a mediação, o uso de símbolos, a linguagem vão ser trabalhos de uma forma muito mais tranquila, como podemos ver os depoimentos sobre esses trabalhos são sempre positivos e mostraram que esse trabalho vale a pena. 

Bom, acho que é isso...
Kelly Caetano.
RA: 102960

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.