segunda-feira, 2 de maio de 2011

2ª Análise Crítica - Desenvolvimento e aprendizagem em Vigotski


Análise crítica II – desenvolvimento e aprendizagem em Vigotski -
Yan Caramel Zehuri - 089978

As contribuições de Vigotski no campo do ensino passam pela rica interpretação que este faz dos elementos exteriores e sua relação com o psicológico dos sujeitos. Ou seja, a perspectiva interacionista deste, assim como Piaget, e o método dialético aliado a esta possibilitou inovações no campo da psicologia a educação que serão descritas nas próximas linhas. O que iremos tratar a modo de introdução é a relação entre os conceitos de mediação, internalização de signos, zona de desenvolvimento proximal e aprendizagem. A dialética é o método fundamental para entender esta relação, porém trataremos a teoria de modo sintético pois o espaço e tempo são inapropriados para um desenvolvimento profundo da teoria deste autor.
O autor faz uma interessante diferenciação entre a memória e funções psicológicas dos animais e dos Homens. Enquanto os animais possuem uma memória natural e o que Vigostki chama de funções elementares, os Homens possuem estas e outras formas mais desenvolvidas, as Funções superiores. As Funções psicológicas superiores são exatamente aquilo que diferencia os homens dos animais: dependem de um tipo de memória que é mediada por valores e símbolos. As funções elementares baseiam-se numa “operação direta”, ou seja, em uma situação-problema que apresenta uma resposta imediata. As funções superiores, por outro lado, constituem-se por uma série de mediações em que as situações-problema exigem um “engajamento” do indivíduo para sua solução. Este segundo tipo de operação é chamada de operação indireta ou mediada por signos.
A constituição de um indivíduo em sua plenitude – portador destas funções psicológicas superiores – é descrita na obra de Vigostki a partir de uma série de operações diretas e indiretas e sua relação com a memória. Este desenvolvimento das capacidades cognitivas do sujeito também é retratado de modo interessante no filme “O milagre de Anne Sullivan”. O filme conta a história da mulher que desenvolveu o primeiro método de ensino de surdos-cegos. Este é emblemático para o nosso tema pois descreve o processo de memorização, desenvolvimento e internalização dos signos, por parte de uma criança surda-cega, a partir das operações mediadas pela professora. Nele podemos identificar os elementos da teoria de Vigostki: a diferença entre uma operação direta e uma mediada por signos (diferença do tratamento da mãe com o tratamento de Anne); a memorização dos signos (o momento que se reconhece que a menina está obedecendo); o desenvolvimento da cognição e o processo de internalização destes signos (passagem da ação obediente da menina para o compreensão da linguagem).
No capítulo 6 capítulo de seu livro, o autor procura descrever brevemente as três posições teóricas que predominam no campo da psicologia do ensino e em seguida diferencia-se destas, mapeando o debate sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento e aprofundando sua perspectiva. A primeira das teorias defende que o aprendizado segue o caminho aberto pelo desenvolvimento; a segunda defende a identificação entre aprendizado e desenvolvimento e divide-se em duas correntes: 1)o desenvolvimento de um saber específico coincide com o desenvolvimento do saber geral e 2) O desenvolvimento de saber específico constitui habilidades e não são aplicáveis pra generalidade do saber; e a terceira defende a articulação dos dois pontos de vista anteriores, afirmando que os dois processos são simultâneos e mutuamente dependentes. Segundo Vigotski, a terceira posição teórica traz uma novidade para o debate, que é o importante papel que atribui ao ensino. Parece-nos que esta posição irá influenciar a teoria de Vigotski no que toca a concepção do conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Este último conceito é forjado na crítica de métodos de avaliação equivocados, os quais as crianças devem realizar exercícios sem o auxílio do adulto. Somente aqueles que forem capazes de o fazê-lo de modo independente é que aprenderiam. Para Vigotski, existe um processo complexo em que o sujeito que aprende imita o exercício, primeiro, para internalizar o problema no momento seguinte. Este processo é a passagem do nível de desenvolvimento potencial para o nível de desenvolvimento real. Conceber a atividade de ensino de outro modo é, para Vigotski, torná-la mecânica.

BIBLIOGRAFIA: - VIGOSTKI, L. “A Formação Social da Mente”

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