terça-feira, 31 de maio de 2011

Postagem sobre o trabalho : Brinquedo

Brincadeiras são vistas como atividades livres ou supervisionadas por adultos tendo como suporte os brinquedos. O ato de brincar faz parte da infância, sendo constituída de naturalidade, ou seja, não é uma atividade que deve ser imposta, pois assim acaba se tornando desagradável à criança. Uma mesma atividade pode ser considerada uma brincadeira para uns, mas não para outros.

Atividades envolvendo brinquedos podem ser realizadas sem o acompanhamento de um adulto, possibilitando a descoberta, no ritmo individual de cada criança, de novas maneiras de manipulação e de se brincar com aquele objeto. A participação de um adulto deve limitar-se somente na parte de estimulação, explicação, sem impor uma forma de agir, para que a criança aprenda descobrindo e compreendendo, e não somente imitando.

Conforme Cunha (2001, p.28) brinquedos estimulam o desenvolvimento social, a imaginação, a capacidade de raciocínio, a auto-estima e auto-expressão da criança.

No caso da educação infantil o papel do professor é de criar espaços, disponibilizar materiais, participar das atividades, devendo levar em consideração a idade dos alunos, seus gostos e preferências, sendo assim, capaz de adotas uma metodologia de ensino adequada. Esse direcionamento proporciona a construção do conhecimento de forma natural e agradável, sendo um grande agente de socialização, desenvolvendo a autonomia, motricidade, a criatividade, e formando a identidade do aluno.

As atividades lúdicas possibilitam ao aluno vivenciar novos sentimentos como alegria, ciúme, inveja, e a experiência de trabalhar em equipe.

A leitura também pode ser considerada como uma atividade lúdica, onde as figuras do livro são os brinquedos, que enriquecem a criatividade, a construção do conhecimento e uma boa saúde mental.

A utilização de brincadeiras tem adquirido um caráter mais sério hoje em dia, podendo ser expresso pelo crescente numero de brinquedotecas, de congressos, de artigos e trabalhos científicos que abordam esse tema.

Em relação aos jogos, Piaget (1998) diz que este é essencial na vida da criança. No inicio tem-se os jogos de exercício (repetição de determinada situação, por prazer). Dos dois aos seis anos, aproximadamente, ocorrem os jogos simbólicos (relembrar acontecidos, executar representações). Posteriormente surgem os jogos de regras transmitidos de criança a criança, possibilitando um maior progresso social.

Já para Vygotsky (1998), o desenvolvimento ocorre ao longo da vida e as funções psicológicas superiores são construídas durante ela. Não estabelece fases de desenvolvimento como Piaget, pois para ele o sujeito não é ativo nem passivo: é interativo.

Ainda segundo Vygotsky (1998) a criança usa essas interações com o meio social como forma de acesso a informações: aprendem à regra do jogo, por exemplo, através de terceiros e não como conseqüência de seu próprio engajamento na solução do problema. Assim, aprende a modelar seu comportamento pelas reações, quer elas pareçam agradáveis ou não.

Atualmente as crianças se encontram limitadas ao uso de videogames, televisão e computadores, deixando de lado o prazer de criar os próprios brinquedos e jogos. Isso acontece, principalmente, devido à tentativa de simplificação das rotinas e tarefas por parte dos educadores e até mesmo dos próprios pais.

Uma pesquisa de campo foi realizada com nove professores de escolas estaduais do município de Cacoal – RO, tornando possível o esclarecimento sobre a importância dos jogos na sala de aula.

Verificou-se que os educadores conhecem as regras de aplicação dos jogos que usam em sala de aula, mas o aplicam sem prévio planejamento, ignorando o fato de que cada jogo e brinquedos têm sua função no desenvolvimento das crianças, tornando-os ineficazes.

Portanto, cabe a cada escola encontrar uma maneira de analisar o perfil e as diferenças de seus alunos e planejar a utilização desses recursos de acordo com a necessidade destes, visando, sempre, um melhor desenvolvimento.

Referência:

TESSARO, J. P.; JORDÃO, A. P. M. Discutindo a importância dos jogos e atividades em sala de aula.


Julia Medici - 091751

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