segunda-feira, 2 de maio de 2011

Piaget desde o principio de seus estudos se mostrou uma pesquisador muito observador e interessado em pesquisar o desenvolvimento do conhecimento dos humanos. Além da observação de casos ele também aplicou testes e estruturou sua teoria comprovando tais resultados. Essas teorias são tidas consideradas interacionistas, ou seja, a construção o desenvolvimento da inteligencia dos seres humanos está relacionada a capacidade destes em se adaptar diante de situações novas. Acredito que esta forma de pensar o conhecimento é interessante, possibilita aos educadores explorar uma gama de metodologias e encontrar a melhor maneira para transmitir o conhecimento. Essa questão interacionista me motiva muito a atuar em ambientes em escolares pois cada turma tem suas diferenças e me sinto desafiado a elaborar todo o planejamento e aulas a fim de preparar os alunos para receber todo o conhcimento que tenho a transmitir para que todos os alunos atinjam niveis semelhantes de aprendizagem. A maior contribuição de Piaget é realmente a descrição dos periodos de desenvolvimento verbal, motor e mental (sensorio-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal). Cada periodo representa uma faixa etária e são descritas suas especificidades e os estágios de maturação, para que sejam feitas as intervenções necessárias para maior aprendizagem. Com base no que já estudei sobre Piaget e nesta nova leitura acredito que este autor será de grande utilidade no meu futuro como educador.

Piaget, desde o principio de seus estudos, se mostrou uma pesquisador muito observador e interessado em pesquisar o desenvolvimento do conhecimento dos humanos. Além da observação de casos ele também aplicou testes e estruturou sua teoria comprovando tais resultados.

Essas teorias são tidas consideradas interacionistas, ou seja, a construção o desenvolvimento da inteligencia dos seres humanos está relacionada a capacidade destes em se adaptar diante de situações novas. Acredito que esta forma de pensar o conhecimento é interessante, possibilita aos educadores explorar uma gama de metodologias e encontrar a melhor maneira para transmitir o conhecimento.

Essa questão interacionista me motiva muito a atuar em ambientes em escolares pois cada turma tem suas diferenças e me sinto desafiado a elaborar todo o planejamento e aulas a fim de preparar os alunos para receber todo o conhcimento que tenho a transmitir para que todos os alunos atinjam niveis semelhantes de aprendizagem.

A maior contribuição de Piaget é realmente a descrição dos periodos de desenvolvimento verbal, motor e mental (sensorio-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal). Cada periodo representa uma faixa etária e são descritas suas especificidades e os estágios de maturação, para que sejam feitas as intervenções necessárias para maior aprendizagem.

Com base no que já estudei sobre Piaget e nesta nova leitura acredito que este autor será de grande utilidade no meu futuro como educador. 


Gustavo Zani - 081568

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.