segunda-feira, 9 de maio de 2011

Análise Crítica (S5)

Faculdade de Educação-UNICAMP
Filipe Modesto 102304 
Profa. Heloisa Lins    

        A idéia de aprendizagem toma um conceito diferente quando se fala da raça humana. A idéia de que tudo o que se faz é em função de alguma necessidade biológica imutável (como introduzido por Luria) fica proposta somente às outras espécies.
        O ser humano é tratado como único e capaz não só de fazer coisas em prol de suas necessidades biológicas, mas como realizá-las por outros meios e em alguns casos inclusive vai contra elas as vezes. Essa capacidade de pensar antes de agir, raciocinar fez com que pudéssemos construir diversos instrumentos e que nos comportássemos em funções de nossos interesses.
       Essa capacidade de raciocínio fez com que fosse inventada u ma ferramenta poderosíssima de nossa espécie, que é a linguagem. Ela é considerada pela autora como fator fundamental da espécie e irreprodutível em outra, mesmo considerando que haja uma espécie de "comunicação" mais voltado para um sinal que um membro de uma espécie manda para outro para indicar outra coisa.
        Acho  um tanto quanto precipitado dizer se uma outra espécie tem ou não comunicação ou se são mais ou menos desenvolvidos (como pude sentir no texto) quando não fazemos parte deste grupo que estamos falando. Até que ponto é possível dizer se uma flecha, uma roupa ou um celular é necessário para as outras espécies?

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