segunda-feira, 2 de maio de 2011

A TEORIA DE PIAGET SOBRE A LINGUAGEM E O PENSAMENTO DAS CRIANÇAS

UNICAMP
DISCIPLINA: EL511: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: DRA. HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNO: JOSÉ GETULIO CHUMA                    RA: 044297


ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO:  A TEORIA DE PIAGET SOBRE A LINGUAGEM E O PENSAMENTO DAS CRIANÇAS





Nesse texto, Vygotsky abre uma nova possibilidade, daquela proposta por Piaget, sobre o pensamento e a linguagem das crianças. Para Piaget, a fala social é representada como subseqüente á fala egocêntrica. Enquanto para Vygotsky, a fala mais primitiva das crianças é essencialmente social. Sendo que essa fala se divide posteriormente em fala comunicativa e egocêntrica. Essa última emerge quando a criança transfere formas sociais e cooperativas de comportamento para a esfera de funções psíquicas interiores e pessoais. E com o tempo se transformará na fala interior.
Do meu ponto de vista entender esse processo da evolução da linguagem e pensamento das crianças, que é diferente dos adultos, coloca os educadores e as escolas que trabalham com elas, em um contexto de grande importância e valorização diante da sociedade.
O trabalho para desenvolver esses meninos e meninas deve ser voltado com brincadeiras em grupo, teatros, desenhos, passeios, etc...
Portanto, a educação das crianças deve ser estimulado com muitas brincadeiras e entretenimento em grupos. E o profissional que vai educar essas crianças deve ser muito bem selecionado pelas escolas.

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