segunda-feira, 23 de maio de 2011

postagem semana 5 e 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL511 – I “PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO”
PROFESSORA: DRA. HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNO: Gustavo Zani


O uso da linguagem durante a evolução dos homens é algo determinante para a separação dos outros animas. Também é destacável no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. , partindo de uma linguagem pré intelectual baseada na emissão de sons como alivio emocional ou tentativa de comunicação. É facilmente perceptível em crianças que choram quando estão com fome ou sorriem e soltam “gritinhos” quando estão felizes.

Com o passar dos anos as crianças vão desenvolvendo a capacidade de vocalização e estruturação da linguagem, momento no qual já pronuncia algumas palavras e pensa verbalmente. É neste ponto que se inicia a aprendizagem do significado das palavras, os signos começam a fazer parte da vida da criança, a partir da necessidade de aprimorar a troca comunicação. É a fase em que os objetos começam a ganhar nomes e a criança consegue transmitir de forma mais efetiva suas mensagens e vontades. No processo evolutivo, a linguagem humana surge a partir do momento em que há necessidade de transmitir informações, como nos trabalhos.

Com a ida a escola e desenvolvimento intelectual aprende-se novos conceitos. São estes os responsáveis pelas mudanças de significados dos signos. O que era “apenas” o Sol se torna a maior estrela da nossa galaxia, responsável por aquecer nosso planeta, etc. O objeto brilhante no céu durante o dia sempre foi chamado de sol mas o que ele significa muda com a presença de novos conceitos. A diferença da criança para o adulto não está na quantidade de informações mas sim na qualidade destas. Com o tempo o pensamento verbalizado se torna internalizada e permite ao indivíduo racionalizar antes de agir, considerando os diversos sentidos das palavras e exteriorizando a informação.

Importante em destacar nestas observações é que a quebra ou retardamento de alguma dessas fases modifica todo o processo. No caso do filme reproduzido sobre Kasper, o indivíduo aprendeu em idade já avançada a se comunicar por meio das palavras, um processo mais demorado e elaborado. Em oposição ele tinha grande afinidade para a aprendizagem musical, uma forma de compensar o atraso.

Cabe portanto ao professor inserir na medida certa novos conceitos aos alunos para que eles desenvolvam forma mais efetivas de transmissão de informação, auxiliando não apenas da linguagem mas também da construção do pensamento.

Referencias

LURIA, A. R. - “A Atividade Consciente do Homem e Suas Raízes Histórico Sociais” in Curso de Psicologia Geral. RJ: Civilização Brasileira, 1991. (Vol.I)

OLIVEIRA, M. K. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997 (Pensamento e ação no magistério).  

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