segunda-feira, 2 de maio de 2011

Análise Crítica - Aprendizagem e Desenvolvimento

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
DISCIPLINA: EL 511 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROFª DRª Heloísa Matos Lins
ALUNO: Gustavo Zani       RA: 081568


 As diversas teorias sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento nos fazem refletir sobre qual seria a certa ou errada. Na verdade a pergunta não é essa e sim “qual linha queremos seguir”. Fato é que todas de alguma forma estão certas. A linha de raciocinio de Koffka (apud VYGOTSKY, 1998) ao dizer que desenvolvimento e aprendizado estão combinados é muito interessante. Considerando este ponto de vista é possível destacar realmente que para que a pessoa aprenda algo é necessário um nivel previo de maturação, sendo assim essa troca favorece uma maior maturação e assim o processo evolui.
Outro que posso destacar é Binnet (apud VYGOTSKY, 1998) e sua teoria de que a aprendizagem se utiliza dos beneficios do desenvolvimento para acontecer. Se olharmos bem veremos que esta teoria está bem próxima da anterior, exceto pela combinação. Neste caso o desenvolvimento antecede a aprendizagem e dá suporte a esta.
Fato é que todas essas questões sobre aprender e desenvolver estão estritamente ligadas as funções psicologicas superiores. Toda a construção interna de relações, sejam mediadas ou não, faz com que o ser humano se desenvolva e conseguentemente aprenda cada vez mais. Além disso, está nitido que as relações sociais e culturais estão ligadas a forma das pessoas pensarem e interligarem informações, seja ela de qualquer natureza.
Os estudos de vigostys nos mostram que a construção de um indivíduo está muito além do simples crescimento e desenvolvimento. Toda e qualquer informação é capaz de transformar um indivíduo e essa mesma informação modifica indivíduos semelhantes de maneiras diferentes. Em um mundo em que somos bombardeados por informações é fácil entender a singularidade de cada um. Somos todos da mesma especie mas nunca seremos iguais.

VYGOTSKY, L.S. A formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. SP Martins Fontes, 1998.

OLIVEIRA, M. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. SP. Scipione, 1997. (pensamento e ação no magistério)

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