segunda-feira, 16 de maio de 2011

Análise Crítica S5-S6 Pensamento e linguagem.

Nome: Mayara Raquel Filier                         RA: 103540     
EL511 – Psicologia e Educação                   Profª Drª Heloísa Matos Lins                     
Análise crítica – S5-S6 – Pensamento e Linguagem.

Para entendermos como a linguagem se desenvolveu nos seres humanos e não em outras espécies animais devemos analisar alguns pontos pertinentes e relevantes que foram talvez a principal causa desse desenvolvimento. Um desses fatores é o trabalho social e o emprego dos instrumentos que permitiu ao homem o desenvolvimento da linguagem e a partir desta o desenvolvimento da consciência humana, do pensamento.
A preparação de instrumentos que as vezes subentendia as divisões naturais do trabalho, já mudava por si só a atividade do homem primitivo, distinguindo-o do comportamento animal. O homem já não preparava o instrumento para adquirir o alimento imediato, mas visava o seu uso posterior, já tinha o conhecimento do futuro empregado pelo instrumento e esta foi a primeira forma de atividade consciente humana, resultado então de novas formas histórico-sociais de atividade-trabalho.
A par com o trabalho, a linguagem é o fator fundamental da formação da consciência. Ela permite discriminar objetos, dirigir a atenção para eles conservando-os na memória, e assim ser capaz de lhe dar com eles inclusive quando estão ausentes. O surgimento da linguagem permite aparecer no homem um tipo inteiramente novo de desenvolvimento psíquico desconhecidos dos animais e é por este motivo que a linguagem é realmente o meio mais importante de desenvolvimento da consciência. Foi a necessidade de comunicação que impulsionou, inicialmente, o desenvolvimento da linguagem.
Porém, como dito anteriormente, o homem é um ser social, e é essa interação com membros mais maduros da cultura, que já dispõem de uma linguagem estruturada,  que vai provocar o salto qualitativo para o pensamento verbal(união do desenvolvimento do pensamento e da linguagem) e a linguagem racional. É a partir daí que o ser humano passa a ter um modo de funcionamento sofisticado, mediado pelo sistema simbólico da linguagem. É importante ressaltar que não há linguagem sem pensamento, nem pensamento sem linguagem, mas o pensamento verbal passa a predominar na ação tipicamente humana. É no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal e são os significados que vão propiciar a mediação simbólica entre o indivíduo e o mundo real, constituindo-se no “filtro” através do qual o indivíduo é capaz de compreender o mundo e agir sobre ele.

LURIA, A. R. - “A Atividade Consciente do Homem e Suas Raízes Histórico Sociais” in Curso de Psicologia Geral. RJ: Civilização Brasileira, 1991. (Vol.I)
OLIVEIRA, Marta K.  Vygotsky.CAP 3 Pensamento e Linguagem. 

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