domingo, 1 de maio de 2011

Desenvolvimento/Aprendizagem

GUSTAVO RAFAEL BIANCHI AZEVEDO FERREIRA - RA: 093845
No sexto capítulo de A formação social da mente, L. S. Vygotsky discute a relação entre desenvolvimento e aprendizado. Primeiro ele analisa as três principais posições teóricas pré-existentes sobre o assunto, rejeitando-as, e depois ele fornece a sua própria hipótese, segundo a qual o aprendizado é o motor do desenvolvimento. Essa hipótese se baseia no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, introduzido na psicologia pela primeira vez por Vygotsky. É esse conceito o que será explanado aqui.
Tal conceito depende de duas noções mais simples: o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. A primeira já era bem conhecida na psicologia da época Vygostky como sendo a capacidade da criança de realizar tarefas ou resolver problemas por si mesma, ou seja, sem qualquer auxílio de adultos ou de outras crianças. A segunda noção era menos levada em conta naquela época, e significa a capacidade da criança de resolver problemas com algum tipo de auxílio, como o fornecimento de pistas, a apresentação do começo da resolução ou da maneira pela qual ela pode ser alcançada, ou mesmo a colaboração de outras crianças.
Ora, em uma palavra, a Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, isto é, a diferença entre aquilo que a criança é capaz fazer sozinha e aquilo que ela é capaz de fazer apenas com auxílio. Essa Zona compreende as capacidades ou funções embrionárias da criança, aquelas que ainda estão em processo de maturação. Nesse sentido, ao fim de determinado ciclo desse processo as capacidades potenciais de certa criança se tornarão capacidade reais, e surgirão novas capacidades potenciais. Isso quer dizer que, se existirem condições para tanto, no futuro essa criança poderá realizar sozinha as tarefas que fazia somente sob orientação, e se tornará capaz também de resolver, com algum tipo de auxílio, problemas mais complexos (que ela nunca conseguiria resolver antes). Ao fim de cada ciclo haverá, portanto, um avanço tanto no nível de desenvolvimento real quanto no nível de desenvolvimento potencial.
Mas o que pode causar esse avanço? Segundo a hipótese de Vygotsky, o aprendizado. Ele e só ele é o motor do desenvolvimento, ou seja, o responsável pela maturação das capacidades ou funções embrionárias da criança.
Por fim, essa hipótese tem importantes implicações na educação escolar. Se a assumirmos, o nível de desenvolvimento real deixa de ser aquilo que determina o tipo de educação, pois ele mede apenas aquilo que já está amadurecido na criança. “Assim,” diz Vygotsky, “a noção de zona de desenvolvimento proximal capacita-nos a propor uma nova fórmula, a de que o ‘bom aprendizado’ é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento” (A formação social da mente, p. 100).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.