segunda-feira, 30 de maio de 2011

Análise crítica – S7-S8

Nome: Mayara Raquel Filier RA: 103540
EL511 – Psicologia e Educação Profª Drª Heloísa Matos Lins.

Análise crítica – S7-S8

Henri Wallon viveu num período marcado por muita instabilidade social e turbulência política (duas guerras mundiais, por exemplo) o que deixa evidente a influência fundamental que o meio social exerce sobre o desenvolvimento da pessoa humana. Sendo assim, ele propõe o estudo da criança contextualizada, nas suas relações com o meio. Ele pretendia fazer uma psicogênese da pessoa completa enquanto Piaget procurou fazer uma psicogênese da inteligência.
A teoria apresentada por ele é sobre o desenvolvimento humano centrado na idéia de existência de quatro grandes núcleos funcionais determinantes desse processo: a afetividade, o conhecimento, o ato motor e a pessoa. O desenvolvimento para ele é um processo de construção em que se sucedem fases de predominância alternadamente afetiva e cognitiva, que são interdependentes. À medida que a afetividade se desenvolve, interfere na inteligência e vice-versa.
Para Wallon a emoção é o primeiro e mais forte vínculo que se estabelece entre o bebê e as pessoas do ambiente. Ela é a manifestação de um estado subjetivo com componentes basicamente orgânicos; portanto de caráter mais efêmero. No início da vida ela (emoção) tem a função de garantir as necessidades básicas, mas vão se transformando em movimentos expressivos em função das pessoas do meio social. É ela que permite a passagem da vida orgânica para a vida psíquica.
Já a afetividade envolve vivências e formas de expressão humanas mais complexas, desenvolvendo-se com a apropriação dos sistemas simbólicos culturais pelo indivíduo, que vão possibilitar sua representação, mas tendo como origem as emoções. Ela é de extrema importância na determinação das relações que se estabelecem entre os alunos e as áreas de conteúdos escolares, bem como na disposição dos alunos diante das atividades propostas e desenvolvidas.
Ela está presente em todos os momentos do trabalho desenvolvido pelo professor e cabe a este o planejamento das condições adequadas, facilitadoras, para que o aluno se desenvolva, pois o sucesso e o fracasso da aprendizagem têm claras implicações na auto-estima dos alunos. Sendo assim o conhecimento do mundo subjetivo é feito ( ou deveria ser)de modo sensível e reflexivo, envolvendo o sentir, o pensar, o sonhar e o imaginar.

Galvão, Isabel. Henry Wallon. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis. Vozes, 1995.

LEITE, Sérgio A. da Silva. Afetividade e práticas pedagógicas. 1ª Ed. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2006.

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