segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pensamento / Linguagem

GUSTAVO RAFAEL BIANCHI AZEVEDO FERREIRA - RA:093845

Vygotsky se interessou muito pela relação entre pensamento e linguagem. Desta última ele distinguia duas funções. Primeiramente, a de intercâmbio social, isto é, a comunicação entre os seres-humanos. Em segundo lugar, a função de generalizar os objetos, de ordená-los em conceitos, o “pensamento generalizante”.

A primeira função somente não é suficiente para o uso que o ser-humano faz da linguagem, pois ele precisa comunicar com precisão o seu pensamento, o que só pode ser feito através de signos. Já a segunda função é o que torna a linguagem um instrumento importantíssimo do pensamento, responsável por uma mediação mais sofisticada entre sujeito objeto, sem a qual seria impossível a abstração.

Segundo Martha Kohl, para Vygotsky "o pensamento e a linguagem têm origens diferentes e desenvolvem-se segundo trajetórias diferentes e independentes, antes que ocorra a estreita ligação entre esses dois fenômenos." Vygotsky argumenta que tanto no desenvolvimento da espécie humana quanto no de um indivíduo humano existe um ponto em que o pensamento e a linguagem, antes independentes, se associam.

Considerando que os macacos representam estágios inferiores do desenvolvimento da espécie humana, e observando que eles apresentam uma linguagem pré-intelectual (que não traduz o pensamento através de signos) e um pensamento pré-verbal (que é capaz apenas de resolver problemas práticos e de se valer de instrumentos), Vygotsky conclui que o pensamento e a linguagem já estiveram separados na história da espécie humana, embora agora se mostrem estreitamente associados.

Já com relação a um indivíduo humano, a evidência para essa separação vem da observação dele mesmo. Até certa idade, um ser-humano exibe apenas pensamento pré-verbal e linguagem pré-intelectual e, assim como os macacos. Mas logo aprende a falar e passa a exibir um pensamento verbal e uma linguagel racional. Nesse momento sua linguagem não só se torna capaz de realizar melhor aquela primeira função como também pela primeira vez se torna capaz de genelizar os objetos (sua segunda função). Consequentemente, o pensamento, também pela primeira vez, se torna pensamento generalizante.

Por fim, segundo Vygotsky tal associação entre pensamento e linguagem decorre, na espécie humana, do trabalho (que necessita de um tipo de comunicação social possível unicamente por essa associação) e, no indivíduo humano, meramente da sua inserção em um meio cultural.

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