segunda-feira, 2 de maio de 2011

Análise Crítica: Desenvolvimento e Aprendizagem S3 e S4


Nome: Paulo Vitor Firmino Berto
RA: 082466

Vygotsky ao estudar as funções psicológicas superiores, traz diversos elementos para entendermos como ocorrem os processos mentais nos seres humanos. A primeira característica forte dessas funções é o caráter voluntário e intencional das ações.  A segunda característica é a mediação, que é o processo que permite intervenção de um elemento intermediário numa relação. Esse elemento intermediário pode ser instrumentos (físicos na maioria das vezes) e/ou signos que são elementos que expressão outros objetos. Com a evolução de cada indivíduo, esses elementos externos passam a ser processos internos de mediação, a esse Vygotsky da o nome de processo de internalização, que por sua vez é fundamental para o desenvolvimento dos processos mentais superiores.
È fácil observar todo esse processo acima ocorrendo a todo instante em nossa volta. Também podemos observar que os elementos que constituem a mediação é resultado da relação social do indivíduo, isto é, absorção de elementos do meio em que vive. Cabe aqui ressaltar que Vygotsky deixa claro que essa absorção não é passiva.
Em meio a tudo isso ocorre então o aprendizado definido por Vygotsky como processo pelo qual o individuo adquire um conhecimento (informação, valores, habilidades, etc.).
Vygotsky nos traz então um fator essencial para os educadores. Ferramenta magnifica para a consciência no ensino, que é a Zona de Desenvolvimento Proximal, faixa que fica entre o nível de desenvolvimento real (capacidade de realizar tarefas de forma independente) e o nível de desenvolvimento potencial (capacidade de realizar tarefas com instrução). O reconhecimento dessa zona permitirá uma intervenção pedagógica muito mais coerente com a realidade do aluno e assim permitirá um aproveitamento superior de seu aprendizado.
Os textos me colocaram em diversas reflexões, entre elas:
- Será que um indivíduo pode reconhecer por si só sua zona de desenvolvimento proximal através de uma comparação com o que esta disponível a sua observação e assim contribuir para o seu desenvolvimento?
- É possível ocorrer um aprendizado de forma mental, assim novos elementos serão agregados ao intelecto do indivíduo?
Creio que essas perguntas serão brevemente respondidas com o desenrolar desse semestre. E novos itens de grande valor serão agregados ao nossa formação.

BIBLIOGRAFIA:
- Oliveira, M.K. A mediação simbólica. In: Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério).
- Oliveira, M.K. Desenvolvimento e Aprendizagem. In: Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério).

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