segunda-feira, 9 de maio de 2011

Relatório de observação na Escola


2/Maio/11
Relatório da observação na Escola
Escola: Escola particular de ensino fundamental e médio. A escola é pequena, uma turma por ano escolar.
Matéria: filosofia.
Turmas escolhidas: 1º., 2º e 3º colegiais, que tem só uma aula de filosofia por semana.
Estratégia de aprendizado do professor: audiovisual: Powerpoint e documentários, música.
Estrutura da escola: prédio relativamente novo, presença de câmeras de segurança dentro das salas de aula. Há internet wireless disponível para os estudantes, mesmo em sala de aula e durante a aula, o que significa que alguns alunos acabam navegando na internet pelo seus notebooks.
Política de inclusão: A escola aceita alunos cadeirantes e alunos com problemas cognitivos. Na terceiro colegial, há um estudante que é acompanhando a todo momento por um terapeuta ocupacional. No segundo colegial, há um cadeirante, com pouco movimento nos braços.
            Há também uma ONG que paga a mensalidade para que alunos de baixa renda familiar, o que me pareceu muito interessante, pois na escola há um intercambio grande entre alunos, que muito provavelmente, em outros ambientes sociais não se encontrariam.
Dinâmica das turmas:
            No terceiro colegial, a aula foi sobre estética e valores (morais, estéticos etc), para passar o conteúdo a professora usou a via da cultura (sociogênese), dando exemplos de arte de vanguarda, como Duchamp e Caetano Veloso do CD Transa. Os alunos, em geral, ficaram interessados pelo música (mora na filosofia) e tentaram suas próprias interpretações da letra.
            Poderíamos dizer que há uma zona de desenvolvimento proximal na aquisição da Cultura?
            No primeiro colegial, a professora atendendo uma demanda dos próprios alunos, passou um documentário sobre drogas (Cortina de fumaça), em geral, eles pareciam bem interessados, uma vez que foi um tema que surgiu espontaneamente entre eles.
            A aula foi bem na segunda após o anúncio da morte do Osama Bin Laden, os alunos pareciam interessados em falar sobre isso, mas a professora optou por continuar seu roteiro de aula. Pergunto-me se essa foi uma boa decisão.
            Ao chegar atrasada para a última aula (2º. Colegial), a professora é interpelada pelo motivo do atrasado por uma aluna, que não se conforma por ter aula de filosofia só uma vez por semana.
             
Feito por Olavo Antunes de Aguiar Ximenes RA 063447

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.