quinta-feira, 26 de maio de 2011

Análise Crítica S8

Durante muito tempo a razão foi vista como mais importante que a emoção pelo homem. No campo da educação, essa dualidade se mostra na valorização da cognição contra a afetividade no processo de desenvolvimento. No entanto, a emoção não deve ser menosprezada visto que ela é predominante até completarmos um ano de idade, sendo responsável pela garantia de nossas necessidades básicas, e estará presente pelo resto de nossas vidas.  Na verdade é preciso haver um equilíbrio desses dois agentes.
A afetividade está presente na relação entre SUJEITO (o aluno), OBJETO (áreas e conteúdos escolares) e o MEDIADOR (o professor) e tem grande importância na determinação da natureza/qualidade desta. Isso pois ela pode determinar significados e sentidos que influenciarão no desenvolvimento do indivíduo (o aluno) para o resto de sua vida, de maneira que uma experiência afetiva aversiva pode causar o desinteresse deste pelo assunto envolvido e, conseqüentemente,  o seu mal desempenho. Daí podem surgir ainda problemas como a baixa auto-estima e a desmotivação.
Para ilustrar como as experiências afetivas e a auto-estima do sujeito têm papel fundamental em seu desenvolvimento, assistimos ao filme “O Contador de Histórias”, no qual a presença de um mediador (a pedagoga francesa) conseguiu mudar o rumo da vida do protagonista, cuja relação com o ensino foi, desde o início, desastrosa: num ambiente desagradável, sempre exposto a diversos tipos de violência e humilhação. Este pode parecer um caso extremo, mas experiências afetivas menos intensas também podem mudar os rumos que o indivíduo possa tomar, tal como gostar ou não de ler, seguir para a área de humanas ou exatas.
O professor, ainda que não seja o único mediador cultural presente no processo de aprendizagem, tem um papel fundamental na garantia de experiências afetivas positivas para o aluno por meio de suas atitudes. Isso não significa que o professor deva ser “bonzinho”, “passar a mão na cabeça” e ser sempre compreensivo. Porém, ele deve cultivar sentimentos de respeito e reciprocidade em seus alunos. A receptividade, a proximidade e o incentivo são comportamentos que podem ajudar, além do domínio do conteúdo.


Mariana Ceres de Almeida RA 097677 

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