segunda-feira, 23 de maio de 2011

Análise Crítica: Pensamento e Linguagem S5 e S6

Nome: Paulo Vitor Firmino Berto
RA: 082466

A característica básica que difere o homem do animal é sua atividade consciente, ou seja, sua capacidade de intervenção baseada numa articulação racional, não instintiva nem puramente biológica. Sendo assim, muitos foram os estudiosos da Filosofia e Psicologia que tentaram explicar tal atividade.
Luria (e outros pensadores) nos traz que a atividade consciente tem origem na forma histórico-social da atividade do homem. E assim, destaca dois fatores que propiciaram tal desenvolvimento: o emprego de instrumentos e o surgimento da linguagem.
Dentre estes, gostaria de destacar o surgimento da linguagem. Fator este inegavelmente essencial para qualquer vertente no desenvolvimento humano.  Entende-se por linguagem como um sistema de códigos por meio dos quais são designados todos os objetos (físicos e abstratos) e suas relações (ações, qualificações, etc.). Dessa forma, o homem pôde desenvolver sua memória, elevando o nível de sua percepção ao ponto de extrair as propriedades essenciais dos objetos e suas relações. Alem disso, possibilitou a transmissão de informação.
A linguagem passa então por todos os campos da atividade consciente do homem, influenciando nos processos de atenção, e como já dito nos processos de memória, sendo a primeira atividade mnemônica consciente, permitindo então as complexas formas de Pensamento Abstrato e Generalizado.
Da mesma forma que Luria, Vygotsky trabalha com a linguagem como pilar fundamental para os processos mentais superiores.
Para Vygotsky a linguagem tem dois papeis fundamentais: o intercambio social (comunicação entre seus semelhantes) e o Pensamento Generalizante, ou seja, permite que seja ordenado o que é real, agrupando todos os objetos e suas relações em classes.  Permitindo ao homem que através do pensamento articule seu conhecimento mediando sua relação com o meio a sua volta.
Vygotsky traça em sua teoria dois momentos no desenvolvimento do intelecto e utilização da linguagem. O primeiro seria  a fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e pré-intelectual do desenvolvimento da linguagem, nessa fase o pensamento se manifesta pela inteligência prática, responsável  pela resolução de problemas diretos geralmente relacionados com o fato do momento, já a linguagem se manifesta de através da fala emocional com a  função de alivio emocional  e uma comunicação difusa, mas sem a significado especifico, ou seja, sem a função de signo. Num segundo momento linguagem e pensamento se unem e formam um pensamento verbal e uma fala intelectual. Aqui Vygotsky crava um marco onde o biológico se transforma no sócio-histórico. Em minha opinião essa transformação proposta por Vygotsky não deve ser tratada como uma transformação, pois transformar é mudar de forma, e neste caso a forma não muda apenas desenvolve, pois a linguagem permitiu um reconhecimento maior do que simplesmente sobrevivência, o homem passou a reconhecer a existência do alheio ampliando seus valores. Se a forma mudasse não haveria manifestação alguma dos impulsos biológicos.
Por fim, pode-se destacar mais um importantíssimo ponto da teoria de Vygotsky, a diferença entre significado e sentido, cabe aqui ressaltar que o significado é um fenômeno do pensamento. Para Vygotski significado se refere às relações objetivas, já o sentido mais amplo, envolve também a relação de cada indivíduo com aquele objeto e seu significado.
Particularmente acho que a Teoria de Vygotsky  é muito esclarecedora e concisa, porém reconheço nela um forte tom de antropocentrismo, talvez um pilar filosófico que tenha limitado a magnitude de seu trabalho.

BIBLIOGRAFIA:
- LURIA, A.R. Curso de Psicologia Geral: A Atividade Consciente do Homem e Suas Raízes Histórico-Sociais. RJ: Civilização Brasileira, 1991. (vol. 1)
- OLIVEIRA, Marta kohl. Pensamento e Linguagem. In: Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. SP: Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério).

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