segunda-feira, 2 de maio de 2011

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO


UNICAMP
DISCIPLINA: EL511: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: DRA. HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNO: JOSÉ GETULIO CHUMA                    RA: 044297


ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO


O texto “Desenvolvimento e Aprendizado”, aborda muitos conceitos e premissas da teoria de Vygotsky, que ao mesmo tempo parecem óbvias, mas que geram muitas dúvidas no sentido de como trabalhá-las na sala de aula.
Como o próprio texto expõe, os temas centrais dos trabalhos de Vygotsky são o desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento e aprendizado. No texto, é explicado a idéia de Vygotsky, sobre a importância da relação  sócio-cultural exercendo no indivíduo uma pressão para seu desenvolvimento. Além da complexa relação entre zona de desenvolvimento proximal, nível de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento real.
No meu ponto de vista, todas essas idéias parecem certas e indiscutíveis, no entanto, a dificuldade desperta quando temos que colocá-las em prática como professores, e ainda por cima, como mensurar o desenvolvimento do aluno nesse caminho que ele passou do nível desenvolvimento potencial para o real?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.