segunda-feira, 30 de maio de 2011

ANÁLISE CRÍTICA SEMANAS 7 e 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP
DISCIPLINA: EL 511I – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
DOCENTE: PROF.ª Dr.ª HELOÍSA A. DE MATOS LINS
ALUNO: OLAVO ANTUNES DE AGUIAR XIMENES RA: 063447
ANÁLISE CRÍTICA SEMANAS 7 e 8

Leite (2006) parte das considerações teóricas de Wallon e Vygotsky acerca da afetividade para mostrar o seu lugar central tanto nas práticas pedagógicas, quanto na relação ou iteração professor-aluno. Mas, para além das práticas pedagógicas, nas quais o papel de mediação do professor é essencial, a própria afetividade desempenha um papel importante na formação do indivíduo.
Ora, ao contrário de uma longa tradição hermenêutica, que Leite encontra sua origem na dicotomia da aurora da modernidade entre corpo e alma, presente em Descartes, nossos autores partem de uma concepção monista, aqui entendida como a inseparabilidade entre emoção e razão, ou, se preferirem, entre o que não é racional e o racional; segundo Leite, o desenvolvimento da emoção assim como da razão são interconectados e interdependentes.
Dito isso, a afetividade não se identifica sem mais com a emoção em estado bruto ou com essa função quase que orgânica, uma vez que a afetividade aqui entendida é mais complexa porque mediada por componentes cognitivos e de representações culturais, sociais; enfim, é mediada por e, ao menos tempo, ganha complexidade devido a fatores simbólicos e culturais.
A qualidade dessa mediação e como ela feita é algo que deve ser colocado em questão principalmente quanto à relação ativa que o sujeito-aluno empreende com os objetos de conhecimento, pois essa mediação traz uma inércia familiar, social e um grande fator de atividade do professor, que deve ser capaz de proporcionar ao aluno uma relação positiva com os objetos de conhecimento.
Porém, a tarefa mediadora do professor – aspecto esse que aqui nos interessa – não começa e nem se encerra simplesmente na relação tête-à-tête com o aluno, mas se inicia desde preparação das aulas, do currículo etc. (vide Leite (2006, 34-36)).

REFERÊNCIAS
BOCK, Ana M. B.; GONÇALVES, M. Graça M.; FURTADO, Odair (Orgs.). Psicologia Sócio-Histórica: Uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo. Cortez, 2001.
LEITE, Sergio A. da Silva. Afetividade e práticas pedagógicas. 1ª Ed. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2006.

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