quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um Absurdo!

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=96506


Segue reportagem sobre uma criança com síndrome de down que foi impedida de brincar em parquinho num shopping center em Taubaté.

Para reflexão a cerca do tema deficiência e alteridade. Talvez pareça ter pouco a ver mas pode-se comparar a uma situação em sala de aula que possa ocorrer.


Até. Amanda Eid

Um comentário:

  1. pois é, Amanda...Um absurdo que caracteriza a ideia do poder de quem se coloca como "normal" (maioria) e evidencia o desconforto (dos funcionários do Shopping) diante da diferença do outro, sem inclusive haver preocupação do que está até "virando moda" (sem se transformar, de fato, em pensamento autônomo e crítico, mas que já é um começo) hoje em dia: o "politicamente correto"! Nisso a matéria chama bastante a atenção tb. Uma atitude discriminatória desse porte fica deflagrada e isso mostra como as coisas não estão, verdadeiramente, resolvidas nesse sentido, na nossa sociedade.
    Mais importante foi a família não ter aderido ao discurso do que está (IN)ADEQUADO/ (IN)APROPRIADO e ter seguido em frente juridicamente. Essa "visualização de adequabilidade" é também muito preciosa para as famílias que vivem essa situação de perto e para as pessoas que partilham das mesmas ideias acerca da alteridade. Esse nosso terreno cultural é , portanto, ideologicamente marcado e só através da resistência ativa e da conscientização pública que alguma coisa, lentamente, vai acontecendo, para que todos vejam, de fato, como isso é absurdo!
    Até!
    Heloísa

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.