segunda-feira, 2 de maio de 2011

Análise Crítica (S4- Aprendizagem/Desenv.)

       Para Vygotsky, o meio em que se encontra o indivíduo, é importante para compreender como se dá seu desevolvimento e como este está relacionado à apredizagem. Ele não desconsidera que é preciso chegar em certos estágios do desenvolvimento para aprender certas coisas, como Piaget dizia, e estabelece também que pode-se aprender sem necessariamente estar se desenvolvendo.
       No filme "O Milagre de Anne Sullivan" percebe-se isso quando a jovem Helen aprende a como transmitr o significado de "doll" e quando Anne se contenta com a ação e lhe dá a boneca, ela sai correndo e tranca sua educadora no quarto. Ela havia aprendido a "dizer" boneca na linguagem de sinais (e em outros momentos do filme também aprende outras palavras e ações), mas foi só para conseguir sair do quarto. Já ao final do filme ela se desenvolve incrivelmente quando se isola dos pais e fica sozinha com Anne em uma casa. Dessa vez ela aprende a se comunicar com muito mais facilidade,.. ela finalmente entende o significado atribuído à "água", "grama", "leite" etc. Não que do nada ela tivesse um "insight", mas ela havia finalmente coneguido associar um determinado sinal à alguma necessidade, ou algo de interesse, o que a diferenciava da cena inicial onde ela havia aprenddo "doll" mas sem compreender aquilo. Vygotsky explica com isso então, que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos simultâneos .


Filipe Modesto - RA102304

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.